baaah

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Barroco brasileiro

- O Barroco chega ao Brasil com o advento da Colonização Portuguesa. Desenvolve-se plenamente no século XVIII cerca de 100 anos depois do seu auge na Europa.
- O estilo doBarroco brasileiro é uma síntese da produção de quatro origens: portuguesa, espanhola, francesa e italiana. Essa mistura acentua-se em função da reunião de portugueses, filhos brasileiros de europeus emestiços descendentes de europeus e brasileiros que produziriam um legado artístico sem precedentes na Arte Brasileira. O Barroco que se desenvolveu no Brasil reuniu - em razão de seus realizadores -características eruditas e populares. Alcançou seu auge artístico em 1760 em especial com a variação Rococó do Barroco mineiro.
- Os principais financiadores do Barroco brasileiro foram ordensreligiosas beneditinas, carmelitas, franciscanas e jesuítas que se instalaram no Brasil desde o século XVI. Mais tarde, também ocupariam esse papel associações leigas como confrarias, irmandades e ordensterceiras.
- As igrejas barrocas brasileiras de forma geral são marcadas pelo contraste entre a relativa simplicidade de seus exteriores e as ricas e suntuosas ornamentações interiores. Tal escolhaestética é uma metáfora transformada em recado para os cristãos sobre a necessidade de desenvolver virtudes espirituais em oposição a preocupações mundanas como a aparência física ou mesmo a ostentaçãosistemática da riqueza.
- O Barroco brasileiro vive vários ciclos e desenvolve-se em várias regiões como Ouro Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, entre outras.
- Entre os maiores artistas doBarroco brasileiro estão Mestre Valentim, no Rio de Janeiro, e Aleijadinho e Manoel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde), em Ouro Preto e adjacências.
- Um dos exemplos mais típicos desse estilo é a Igreja daOrdem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767), cujo risco, frontispício, retábulos laterais e do altar-mor, púlpitos e lavabo são de autoria do Mestre Aleijadinho. A pintura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!