AÇÕES E DECISÕES DA EMPRESA LINASA.COM

9171 palavras 37 páginas
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA - SOCIESC
FUNDAÇAO GETÚLIO VARGAS
MERILLIN DEBORTOLI

AÇÕES E DECISÕES DA EMPRESA LINASA.COM
DIREÇÃO DE PESSOAL

Florianópolis SC
2009 / II

1 INTRODUÇÃO

1.1 Descrição do Caso
O

Governo

criou

a

Reserva

(Reserva

de

Mercado

de

informática

de

Microcomputadores). Nossa empresa esta presente neste mercado a mais de quatro anos. Este mercado permite que as empresas de igual porte e dimensão competissem.
Elas montam e vendem produtos com alta tecnologia e preços de venda praticamente idênticos. São produzidos três tipos de produtos: Desktop, Notebook e
Workstation.
O Desktop é o principal produto do mercado, enquanto o Notebook possui melhor qualidade quanto à utilidade e ao estilo, isso atrai cada vez mais a atenção dos compradores. E a Workstation é uma sofisticada estação de trabalho para projetos
CAD/CAM.

Nos últimos quatro anos a demanda do Desktop tem decrescido

gradualmente, enquanto a demanda pelos Notebooks tem crescido a taxas significativas e as Workstation teve seu aumento em 50% ao ano.
Os produtos fabricados são vendidos tanto para os clientes individuais como para empresas. Este mercado esta segmentado em: empresarial, educacional, doméstico e governamental.
Com relação aos clientes individuais, existem dois tipos de compradores: o cliente habitual que é fiel a marca e o cliente volúvel, que é exigente e pesquisa várias alternativas antes de efetuar a compra.
O que se pôde observar nos últimos anos, é que as empresas não estão sendo competitivas, investem pouco em desenvolvimento de novos produtos ou até o aperfeiçoamento dos que já existem, os preços são praticamente idênticos, não existindo diferenciação entre os produtos.
Constatou-se que o mercado é influenciado tanto pela situação geral da economia como pela época do ano, ou seja, sazonalidade. Também é influenciado pelas

políticas de preços do setor, pelo volume e qualidade dos

Relacionados