AÇÕES DE ENFERMAGEM VOLTADAS A NUTIÇÃO

3609 palavras 15 páginas
AÇÕES DE ENFERMAGEM VOLTADAS A NUTIÇÃO

É importante que se tenha uma boa nutrição em todas as fases da vida, pois adquirimos por meio de uma alimentação saudável a prevenção de doenças, pela ingestão de vitaminas, proteínas , carboidratos. Durante a gestação a mulher deve estar atenta as necessidades nutricionais, pois o bebe necessita de nutrientes para um bom desenvolvimento . na infância é de extrema importância a nutrição para o desenvolvimento e crescimento do individuo, e na formão de hábitos alimentares saudáveis. A adolescência é marcada pela puberdade onde hã um desenvolvimento rápido. E na fase adulta verifica se o crescimento de proporções elevadas do corpo, utilizando as técnicas antropométricas. Na velhice é preciso atenção para perda ou diminuição do olfato e paladar, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, hidratação.

NUTIRÇÃO DO IDOSO
Essa fase requer bastante cuidado, mesmo que o envelhecimento seja um processo natural, hã diversas alterações ao longo do tempo, que influenciam na saúde do idoso. Muitas dessas mudanças são progressivas, reduzindo a capacidade funcional, como a sensibilidade para os gostos primários, até o metabolismo do organismo. (Amerine et al., 1965; Mitchell et al., 1978; Watkin, 1982; Wenck et al., 1983).
O uso dos medicamentos nessa fase é bem comum, pois ajudam na ingestão de alimentos, na digestão, na absorção, e utilização de diversos nutrientes, podendo comprometer o estado de saúde do idoso e sua necessidade nutricional. Idoso (Marucci, 1993; Najas et al.,1994).

FATORES QUE INFUENCIAM NO CONSUMO DAS REFEIÇÕES

Incentivar a higienização das mãos antes das refeições Esta é uma medida importante para evitar a contaminação dos alimentos por sujidades presentes nas mãos. A orientação sobre o correto procedimento de higienização das mãos e cuidados com as unhas, que devem ser mantidas curtas e limpas, pode garantir bons resultados, quando essa prática é realizada com atenção. Em caso de necessidade a pessoa idosa

Relacionados

  • Sae no hipotereoidismo
    8551 palavras | 35 páginas