Açõa do MST

9422 palavras 38 páginas
A AÇÃO POLÍTICA DO MST
BRUNO KONDER COMPARATO
Cientista Político, Doutorando na FFLCH-USP
Resumo: Estudo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como ator político. A partir de uma ampla pesquisa em material jornalístico, verificou-se que o MST conquistou um espaço político importante no quadro público atual, contrariando toda uma suposta tradição de passividade e anomia do povo brasileiro, ao conseguir se organizar, ter força política e desafiar os poderes constituídos.
Palavras-chave: reforma agrária; MST; ator político.
Em reação à ocupação da sua fazenda pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em abril de 2001, o embaixador do Brasil na Itália, Paulo Tarso Flecha de Lima, comentou que o objetivo da invasão era político e sem justificativa fundiária e social. De maneira semelhante, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, acusou o MST de agir politicamente e se recusou a receber o movimento (O Estado de S.Paulo, 03/04/2001; Folha de S.Paulo, 05/04/2001). Essas reações são significativas porque mostram que o governo brasileiro considera o MST um grupo que atua de forma política. Mas elas ilustram também a tática do governo de desqualificar constantemente esse movimento e dificultar as negociações.
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, no qual a maioria dos partidos políticos é tradicionalmente fraca e regionalizada, os outros atores políticos não podem ser negligenciados. Principalmente quando estão presentes em escala nacional, caso do MST. Deve-se prestar especial atenção aos grupos que estabelecem uma novidade no cenário político nacional. Pode-se dizer que o MST constitui um ator político novo, mesmo que nenhuma de suas ações ou características organizativas seja original. A novidade está na articulação, feita a partir de táticas e elementos já conhecidos, e na habilidade política que o movimento tem demonstrado, ao fazer aliados em vários segmentos da sociedade civil. Trata-se de uma forma

Relacionados

  • Um instrumento de participação e protagonismo
    30859 palavras | 124 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas
  • PIM BARDELLA
    235482 palavras | 942 páginas