Ação do complexo enzimático da piruvato desidrogenase em células neoplásicas sob efeito do ácido Dicloroacético: uma revisão

414 palavras 2 páginas
Texto de discussão:
Ação do complexo enzimático da piruvato desidrogenase em células neoplásicas sob efeito do ácido Dicloroacético: uma revisão
1) Qual ação da apoptose em uma célula tumoral?
R: A morte programada ou apoptose está reduzida ou inibida nas células tumorais. A apoptose atua para controlar o crescimento da população celular, impedindo a divisão.
2) Quais os produtos finais da glicólise?
R: Dois mols de NADH + H+, dois mols de ATP e dois mols de piruvato. O piruvato pode ser fermentado virando etanol, lactato e tambem passar por um processo de descarboxilação e produzir acetil coenzima-A.
3) Como e onde ocorre e descarboxilação do piruvato e a transformação em acetil-CoA?
R: Ocorre na mitocôndria pela ação de um conjunto de enzimas denominado complexo enzimático do piruvato desidrogenase (PDC - Pyruvate Dehydrogenase Complex), localizado na matriz mitocondrial dos eucariotos e no citosol dos procariotos.
4) Qual o resultado da ação do complexo enzimático piruvato desidrogenase a acetil-CoA?
R: Um dos produtos resultantes da ação do PDC, a acetil-CoA, é um tioéster, com um átomo de enxofre substituindo o de oxigênio de um éster carboxílico normal (grupo -SH na molécula da CoA).
5) Como o lipoato se torna reduzido?
R: O lipoato está unido à diidrolipoil transacetilase (E2) por uma ligação amida, um grupo ε-amino da cadeia lateral composta por lisina, formando a lipolisina. Esta substância é parcialmente reduzido pela hidroxietil e uma hidroxila é oxidada, formando a acetila. A E2 promove a transferência da acetila para a coenzima A, produzindo a acetil-CoA e o lipoato se torna totalmente reduzido.
6) Onde a isoforma da piruvato desidrogenase cinase 2 é expressa e qual a sua resistência?
R: A isoforma PDK2 é expressa abundantemente em tecidos e é muito sensível à ativação ou inativação pela regulação molecular endógena ou exógena, tal como o dicloroacetato (DCA). Esta droga experimental é um agente altamente eficaz na redução de lactato em

Relacionados