AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS DEMANDAS DE ATENDIMENTOSD

856 palavras 4 páginas
Universidade Anhanguera Uniderp
Curso de Serviço Social – Pólo Ananindeua
Disciplinas: Família e Sociedade e Serviço Social Contemporâneo
Jeane de Lima Miranda - RA: 8528971800
“A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA”.
Tutora EAD: Ma. Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre
Maria Ana Lúcia A. Antonio
Ananindeua / Pa
2014
“A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA”.
De acordo com (PIANA, 2009) o Serviço Social atua na área das relações sociais, mas sua especificidade deve ser buscada nos objetivos profissionais tendo estes que serem adequadamente formulados guardando estreita relação com objeto. Essa formulação dos objetivos garante-nos, em parte, a especificidade de uma profissão. Em consequência, um corpo de conhecimentos teóricos, método de investigação e intervenção e um sistema de valores e concepções ideológicas conformariam a especificidade e integridade de uma profissão.
Desta forma, a autora citada pontua a atuação do assistente social a qual se realiza em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria, que variam de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, exigindo deste um conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo.
Neste sentido, a autora defende que para uma reflexão do Serviço Social na atualidade, com suas demandas perspectivas nesse momento histórico, é necessário situá-lo em sua trajetória histórica e revelar o legado desse momento com seus rebatimentos no contexto do século da globalização. Tempos em que a economia e o ideário neoliberal

Relacionados