açskhdasifhlaskjfhakslfn

387 palavras 2 páginas
Exercícios:

1. Uma corda de comprimento l = 50 cm e massa m = 50 g está tensionada por um peso P = 52,9 N. (Vide figura.) Calcule a velocidade de propagação da onda nessa corda (de a resposta em metros por segundo).

2. Considere a onda representada, cuja velocidade de propagação e de 2,0 m/s.

Determine:
a) O comprimento de onda.

b) A amplitude da oscilação.

c) A frequência de oscilação.

3. Uma onda periódica se propaga numa corda fina com velocidade de 8,0 m/s e comprimento de onda igual a 40 cm. Essa onda se transmite para outra corda grossa onde a velocidade de propagação é 6,0 m/s.

Na corda grossa, determine a frequência em hertz e comprimento de onda em centímetros.

4. Ondas mecânicas de frequência 100 Hz e velocidade de 400 m/s se propagam num meio A. Ao atingir um meio B, elas se refratam. Sabendo que o índice de refração do meio B em relação ao A e 0,8, determine a velocidade e o comprimento de onda no meio B.

5. Uma onda de comprimento de onda 2 cm e frequência de 100 Hz passa de um meio 1 para um meio 2, como mostra a figura.
Determine a velocidade da onda no meio 2.

6. Uma fonte sonora que emite um som de frequência 500 Hz se aproxima de um observador em repouso, com a velocidade de 72 km/h. Sendo a velocidade do som 340 m/s, calcule a frequência recebida pelo observador.

7. Determine a velocidade com que um observador deve aproximar-se de uma fonte sonora (em repouso) cuja frequência é de 16000 Hz, para deixar de ouvi-la, sabendo que a velocidade de propagação do som no ar é de 340 m/s e a máxima frequência audível, 20000 Hz.

8. No esquema abaixo, A é uma ambulância que se move a 108 km/h e C é um carro que se move opostamente à ambulância a uma velocidade de 36 km/h.

A ambulância, tocando sirene, emite um som de frequência 900 Hz. Se a velocidade do som no ar (supostamente parado) é de 330 m/s, calcule a frequência aparente do som ouvido pelo

Relacionados