azakmi

1423 palavras 6 páginas
A Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização, sua importância é de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc. E ainda representá-las em cartas ou plantas topográficas. Também instrumento fundamental para as locações e acompanhamentos de obras como: projeto viário, edificações, loteamentos, cubagem de terra e outros. Na topografia existem vários equipamentos topográficos, e a seguir serão citados desde os mais básicos até os mais tecnológicos.
As Trenas são instrumentos utilizados para medição direta de distâncias. São graduadas em múltiplos e submúltiplos do metro, com comprimento variando de 20m a 50m. São fabricadas em fiberglass (fibra de vidro) ou aço, com carretéis fechados ou abertos.
A Baliza Topográfica é utilizada pelo topógrafo para elevar o ponto topográfico com objetivo de torna-lo mais visível. Serve para manter o alinhamento na medição dos pontos. Comprimento de 2 metros, seu diâmetro de 16 a 20 mm São pintados normalmente em branco e vermelho ou branco e preto para permitir que sejam facilmente visualizadas à distância. Devem ser mantidas na posição vertical, sobre tachinfa do piquete, com auxílio de um nível de cantoneira.
O Nível topográfico, também chamado nível óptico é um instrumento que tem à finalidade de medição de desníveis entre pontos que estão a distintas alturas ou trasladar a cota de um ponto conhecido a outro desconhecido. Ele se usa junto com uma baliza. Já o Nível Bolha é um instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência, para calcular os desníveis entre pontos. Podem ser automáticos ou digitais.
As estádias, ou miras estadimétricas são réguas graduadas centimetricamente de 0 a partir do chão a 4,0 metros, cujas leituras devem ser feitas com detalhamento mínimo de 0,5 cm, é usada em levantamentos topográficos altimétricos principais, pelo método do nivelamento geométrico.
A escala

Relacionados