Ayer

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 TITULO (NA CAPA): Principio da verificação de Alfred Jules Ayer

INTRODUÇÃO:
No principio da filosofia algo extremamente presente na caracterização do modelo de filósofo era a função de chocare irritar as outras pessoas indo contra a corrente comum de suas ideias propondo algo radicalmente diferente do já comum em seus hábitos ou pensamentos.
Alfred Jules Ayer foi um filósofocontemporâneo muito semelhante neste modelo clássico por seu “principio da verificação”, onde ele descartava a maior parte da história da filosofia e suas obras como conhecimento inútil, conseguindo assim umagrande rejeição por seus colegas de profissão.
CONTEUDO:
Alfred Jules Ayer (1910-1989) foi um filósofo britânico, proponente do positivismo lógico que chocou a comunidade filosófica por ideiasradicais como a de que a maior parte da história da filosofia era algo inútil e sem importância. Ayer era concordante com as ideias da nova linha de pensamento chamada positivismo lógico que celebrava aciência como maior feito da humanidade e negava a importância de conceitos como a metafisica inclusive por não poderem ser provados por meio da razão e da lógica presentes na ciência.
No seuprincipal livro, “Linguagem, Verdade e Lógica”, Ayer apresentou sua também principal ideia chamada “principio da verificação” com que ele acreditava poder filtrar as informações importantes das falsas ouinúteis, como a maior parte das obras filosóficas segundo ele.
A partir das perguntas
Ela é verdadeira por definição?
É empiricamente verificável?
Ele conseguia fazer sua análise do principio daverificação, descartando tudo que pudesse ser falso, inverificável ou não demonstrado a partir da experiência sensorial.
Qualquer frase que não passe por estes dois testes deveria então ser descartada,pois não faria sentido e não contribuiria em nada para a construção de conhecimento humano.
Juntamente com a metafisica, a ética, a moral e a religião também eram fortemente descartadas por Ayer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXAME MENTAL DE NATHANIEL ANTHONY AYERS JR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!