axum
Interior de Bete Maryam.
Esta pequena aldeia é conhecida em todo o mundo pelas suas igrejas monolíticas, construídas no reinado de Lalibela, consideradas Património Mundial. Ao contrário de certos mitos, as igrejas de Lalibela não foram construídas com a ajuda dos Templários; foram construídas apenas pela civilização medieval etíope. No entanto, existe alguma controvérsia quanto a como foram construídas igrejas. Alguns académicos acreditam que as igrejas foram construídas antes de Lalibela e que Lalibela só lhes deu o seu nome.
As igrejas estão abertas das 9h00 às 13h00 horas, e depois das 14h00 às 17h00 horas. Tem que tirar os sapatos ao entrar na igreja - é desrespeitoso entrar calçado. Existem 12 igrejas e uma capela agrupadas em três grupos, excepto uma que se encontra mais distante do resto:
Igreja de Yimrehane Kristos - Possivelmente do século XI, construída à moda aksumita a 45 km da cidade. É uma igreja monolítica numa caverna natural e é internamente e externamente decorada com esculturas de madeira e pinturas no seu tecto. Existe um edifício separado situado em frente do edifício principal da igreja, que se acredita ser o palácio do rei Yimrehane Kristos.
[editar] Grupo norte
Um dos santos em tamanho real - Bete Golgotha.
Bete Emanuel.
Bete Medhane Alem - Considerada a maior igreja monolítica do mundo, aqui se guarda a Cruz de Lalibela e é provavelmente uma cópia de Santa Maria de Sião em Aksum. Está ligada a Bete Maryam, Bete Golgotha, a Capela de Selassie e o Túmulo de Adão.
Bete Maryam - Possivelmente a mais antiga de todas, de planta quadrangular. Dentro pode encontrar um pilar de pedra no qual o Rei Lalibela escreveu os segredos da construção dos edifícios. Está coberta com panos e só sacerdotes podem olhar para ele.
Bete Golgotha - Bete Golgotha é conhecida pela arte, que inclui gravuras de santos em tamanho real nas paredes. Contém também o túmulo do Rei Lalibela, em cima do qual está uma arca.
Capela de