Axioma - Comercial HB20

334 palavras 2 páginas
Conceito de Axioma:

A palavra "axioma" vem da palavra grega ἀξίωμα (axioma), um substantivo verbal[1] do verbo ἀξιόειν (axioein), que significa "considerar válido", mas também "requerer", que por sua vez vem da palavra ἄξιος (axios), que significa "estar em equilíbrio". Entre os filósofos da Grécia Antiga um axioma era uma afirmação que poderia ser vista como verdade sem nenhuma necessidade de provas.

Na lógica tradicional, o axioma é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade absoluta e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades de caráter incontestável.

O que é Axioma:

Axiomas são verdades inquestionáveis universalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na construção de uma teoria ou como base para uma argumentação. A palavra axioma deriva da grega axios, cujo significado é digno ou válido. Em muitos contextos, axioma é sinónimo de postulado, lei ou princípio.

Um sistema axiomático é o conjunto dos axiomas que definem uma determinada teoria e que constituem as verdades mais simples a partir das quais se demonstram os novos resultados dessa teoria.

Os sistemas axiomáticos têm papel de destaque nas ciências exatas, nomeadamente na Matemática e na Física, sendo os resultados demonstrados nas múltiplas teorias dessas ciências usualmente designados por teoremas ou leis. Entre as diversas axiomáticas da Matemática e da Física ganharam notoriedade os Princípios de Euclides na Geometria Clássica, os Axiomas de Peano na Aritmética, as Leis de Newton na Mecânica Clássica e os Postulados de Einstein na Teoria da Relatividade.

Sistemas axiomáticos existem em diversas outras ciências. Por exemplo, na Teoria da Comunicação, Paul Watzlawick e colaboradores apresentaram os axiomas da comunicação, onde definem os efeitos comportamentais da comunicação

Relacionados