Axiologia

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2013
Aprenda a ser livre
A discussão sobre a liberdade humana é fundamental para compreender a vida moral. Mas existe um longo caminho a ser percorrido na construção daautonomia, seja no aspecto moral, político ou estético. A liberdade não é algo que nos é dado, é uma conquista humana. Ainda assim, ocorre o adestramento ou a doutrinação(consequências da revolução industrial dos séculos XVII e XVIII). O que torna a liberdade uma ilusão.
Isso se explica em uma observação sobre a sociedade capitalista e competitiva,onde a liberdade de cada um é limitada pela liberdade dos demais. Separa-se então a liberdade incondicional e o determinismo absoluto. Na concepção de liberdade incondicional,o ser humano é movido apenas por seus motivos e intenções, independentemente das forças que o constrangem. Não há um fato externo que determine suas ações.
O ser humano,por viver em tal cultura, sofre inúmeras determinações definidas pelo meio em que vive. Mas, por ser consciente, ele é capaz de agir contra tais obstáculos e determinismos.Sua atuação, confronto, negação tornam-se criadoras e, em seguida, o torna livre. Pois nossa individualidade é construída no grupo social, ou seja, não somos livres apesar dosoutros, somos livres por causa deles.
Desta forma, a educação não deve atuar apenas no âmbito pessoal, mas também no campo da ação social, no qual o indivíduo transforma ascondições de sua existência coletiva.
Não é fácil conquistar a autonomia. Aprende-se a ser livre lentamente, deixando para trás o egoísmo e o comodismo, enfrentandogrupos, opiniões e vontades alheias completamente diferentes. Sendo assim, a liberdade não é uma dádiva, mas uma tarefa de construção a partir de uma situação dada ao indivíduo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Axiologia
  • Axiologia
  • Axiologia
  • axiologia
  • axiologia
  • Axiologia
  • Axiologia...
  • Axiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!