axiologia jurídica

Páginas: 4 (786 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
Axiologia Jurídica






No 1º Período do Curso de Ciências Jurídicas, na matéria de Introdução ao Estudo do Direito, eu tive a oportunidade de tomar ciência acerca dos temas referentes aAxiologia, desde então sempre trago em mente esta palavra com todas as suas concepções, meu fascinio pelo tema me inspirou a renomear o Blog com esta nomeclatura.

Neste presente Artigo uma concepçãomais abrangente do tema Axiologia, este pequeno texto não tem o objetivo de esgotar esta matéria tão ampla.

Na parte da Filosofia que estuda os valores em seu caráter abstrato, sem considerar a suaprojeção nas diferentes ciências, denomina-se teoria dos valores ou axiologia.

Axios, termo grego, que significa: Valor, apreciação, estimativa. Logia, termo também oriundo do grego e significa:Estudo, tratado.

É a parte da filosofia que se ocupa dos valores, tais como o bem, o belo, o verdadeiro etc. Os valores específicos, concretos, ficam a nível das próprias ciências. Assim, osvalores jurídicos são abordados na Filosofia do Direito; os econômicos, nas chamadas Ciências econômicas; os políticos, na Ciência Política.

Axiologia jurídica é, naturalmente, o estudo dos valoresjurídicos, na base dos quais está a justiça. Recebe, por isso, também as denominações de Teoria dos valores jurídicos, Teoria do direito justo, Estimativa jurídica, Teoria da justiça e outras.

O homemé um ser em ação, que elabora planos e dirige seu movimento, com o objetivo de alcançar determinados fins. A escolha desses fins não é feita por acaso, mas em função do que o homem considera importanteà sua vida, de acordo como os valores que elege.

A atividade humana, em última análise, é motivada pelos valores. Estes assumem a condição de fator decisivo, determinante dos projetos que o homemconstrói e de cada providência que toma. A idéia de valor está vinculada às necessidades humanas. Só se atribui valor a algo, na medida em que este pode atender a alguma necessidade. Assim, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Axiologia juridica
  • Axiologia Jurídica
  • Axiologia Juridica
  • exemplos sobre axiologia juridica
  • Ética e moral e a axiologia jurídica
  • Fichamento Axiologia Jurídica
  • RESENHA SOBRE AXIOLOGIA JURIDICA
  • axiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!