axasaxaaxaxax

338 palavras 2 páginas
Uma das mais importantes revoluções da história, que marcou o início da queda de governos despóticos e a ascensão da burguesia no poder e propiciou o mundo o qual vivemos hoje.

cuja herança fora o estopim da decadência do Antigo Regime no poder, um governo atrasado, decadente e monopolista, que praticamente tornou-se um empecilho para uma época em que o livre comércio e o lucro começava a se tornar assunto prioritário para uma burguesia que queria enriquecer. A Revolução Francesa inicou o processo da queda das monarquias até 1914, porém, a burguesia que outrora era marginalizada, ascendeu-se no poder e tornou-se uma classe governante e administradora , marginalizando as classes mais baixas de uma forma mais radical do que nos tempos dos reis absolutistas.
Heranças:
A herança da Revolução Francesa teve a possibilidade de inciar um processo mundial à favor de maior igualdade social e de direitos humanos e uma econômia onde o trabalho tem suas gratificações. O grande porém pode ser sentido ainda hoje, o capitalismo torunou-se uma política para poucos em países pobres; a disparidade social e a grande diferença de salários em países em desenvolvimento e sub-desenvolvidos é fruto da exploração de minorias que querem enriquecer para si mesmos e não distribuir para os que realmente trabalham. O Estado não se responsabiliza, nesses países, em dar assistência para quem trabalha e quem realmente merece. Enfim, o capitalismo em algumas nações caminha para um presente similar ao de 1789, rumo ao caos.

A Revolução Francesa influenciou ainda outros processos de independência no continente americano. Em 1794, os africanos escravizados que trabalhavam nas lavouras de cana-de-açúcar do Haiti conseguiram o fim da escravidão após uma sanguinária guerra de independência. Era o primeiro país do continente a por fim à escravidão. No Brasil, a Conjuração Baiana (ou Revolta dos Alfaiates) de 1798 também foi fortemente influenciada pelos acontecimentos da Revolução Francesa.
.

Relacionados