awrtyu

630 palavras 3 páginas
HISTORIA COLONIAL: Por volta de 1702, os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, e lá se formou um arraial que foi batizado de Santo Antônio do Rio das Mortes. Depois foi chamado de Arraial Velho, pois se criou o Arraial Novo do Rio das Mortes, atualmente chamado de São João Del Rei. O arraial foi elevado à vila, e chamado de Vila de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal. Por volta do Seculo XIX em discurso, Silva Jardim sugere que o nome da cidade passe a homenagear um herói, e não um rei português. Em 06 de Dezembro de 1889, com a proclamação da República, a cidade passa a se chamar pelo seu atual nome “Cidade e Município de Tiradentes”. Em 20 de Abril de 1938, a cidade é tombada como patrimônio histórico pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.
PERSONALIDADES IMPORTANTES: Uma Das personalidades mais importantes é Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto. O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
PONTOS TURISTICOS:
° Matriz de Santo Antônio
Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.
° Antiga Cadeia Pública
Construída em 1833 e 1845, no local da velha

Relacionados