Aviário de Frango Caipira no Assentamento Itamarati

734 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, a avicultura no Brasil é considerada uma atividade econômica dinâmica.
Iniciada na Região Sudeste,no final da década de 50, e mais tarde, nos anos 70, na Região Sul.
Com a grande produção de grãos nos Cerrados, no início desse século, os valores com exportação ultrapassaram a barreira dos dois bilhões de dólares. O aumento do consumo per capita da carne de frango, principalmente por causa da qualidade do produto e dos preços acessíveis, demonstra essa mudança de hábito, pois antes a carne bovina era a mais consumida. A previsão é de que a carne de frango atinja 36,4 quilos perante 35,4 quilos da carne bovina.
No Brasil a avicultura é uma das atividades que mais tem se desenvolvido, tanto em número de frangos abatidos, quanto em números de ovos produzidos. Em 2006, alcançou 9.420 milhões de toneladas, superando os 9,348 milhões alcançados em 2005. Por outro lado, esses dados demostram que o Brasil se tornou o maior exportador de aves desde 2004, uma vez que exporta anualmente cerca 3.040 toneladas de carne de frango, seguido dos Estados Unidos (2.538 toneladas), da União Européia (780 toneladas), da Tailândia (400 toneladas) e da China (360 toneladas). A expansão do sistema intensivo de produção é um dos principais fatores responsáveis por este progresso, o qual possibilitou o fornecimento aos consumidores brasileiros de fontes proteicas saudáveis e a um baixo custo. Sendo assim vem se observando um aumento contínuo de consumidores que procuram alimentos mais saudáveis, produzidos em condições naturais e que tenham como produto final um alimento com características diferenciais em relação ao sabor.
Assim como na criação alternativa de carne de frango de corte, comumente conhecida no
Brasil como Galinha caipira, Frango caipira, colonial, capoeira e outras denominações regionais, onde as aves tem acesso à pastagem, podendo ingerir vegetais (verduras, pasto, resíduos de lavouras, etc). Com o objetivo de reduzir os custos

Relacionados