Aviso previo e as implicações da lei 12506

2852 palavras 12 páginas
AVISO PRÉVIO
1 HISTÓRIA DO TRABALHO
O trabalho nos dias atuais é sinônimo de agilidade, competência, ganhos pessoais, entre vários outros, porem sua origem não é nobre, pois o significado deriva do latim como uma espécie de tortura.
Segundo Martins (2007, p. 4-5) o trabalho na bíblia foi considerado como castigo, pois Adão teve que trabalhar após comer o fruto proibido, o trabalho vem do latim tripalium, um instrumento de tortura. A primeira forma de trabalho foi a escravidão, na qual o escravo era apenas um objeto.
Na Grécia Platão e Aristóteles colocavam o trabalho com o sentido pejorativo, ou até mesmo indigno, onde envolvia apenas força física, em Roma os trabalhos era executado pelos escravos, que mesmo no ano 284 a.C. Lex Aquila considerava o escravo como uma coisa, o trabalho era visto como indigno.
FAUSTINO(2013, p 12) declara que o trabalho sempre existiu, porque é uma necessidade humana, de abrigo e alimentação, com os conflitos surgiu a escravidão, pois grupos duelavam, e os perdedores viravam servos dos vencedores, os que eram libertos vendiam a força de trabalho, neste periodo a escravidão era considerada justa e necessária. Mas a Revolução Francesa com os seus ideais de liberdade, fraternidade e igualdade a considera indigna, tanto que a Inglaterra a aboliu.
FAUSTINO (2013, p12) informa que o trabalho na sociedade feudal era de servidão, pois os trabalhadores não tinham as terras, tudo o que produziam tinham que passar para o senhor feudal, o trabalho não se aplicava aos nobres, somente os pobres trabalhavam, e viam o labor como um castigo. Para fugir da servidão muitos camponeses concentravam-se em cidades, surgindo assim às corporações de oficio, onde tinha o mestre e os aprendizes.
Martins (2007, p. 6) afirma que os aprendizes tinham entre 12 e 14 anos, e a responsabilidade dessas crianças era do mestre, que podia impor-lhes castigos morais e físicos, a jornada de trabalho durava até dezoito horas no verão, era muito longa, não tinham

Relacionados

  • DAS MODIFICAÇÕES DA LEI DO AVISO PRÉVIO
    11104 palavras | 45 páginas
  • Direito
    34843 palavras | 140 páginas