Avinuida

3358 palavras 14 páginas
DEFINIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

I.A. está relaciona com a ciência da computação, onde cientistas estão focados em desenvolver sistemas computacionais inteligentes, ou seja, sistemas que demonstram características, nos quais associam com a inteligência do comportamento humano.

É um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca através de símbolos computacionais construir mecanismos ou dispositivos que simulam a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou de forma mais ampla, de ser inteligente.

No Renascimento, e com a expansão de um espírito prático e quantitativo, surge a mecânica e, com ela, (e com o aperfeiçoamento do mecanismo do relógio) uma nova concepção do homem.

Os desenvolvimentos em I.A. avançam lado a lado com a evolução dos computadores que, ao longo do tempo foram fazendo com que se começassem a encarar essas máquinas como inteligentes alterando mesmo o nosso conceito de inteligência e aproximando os conceitos ‘máquina’, tradicionalmente não inteligente da ‘inteligência’, capacidade antes consignada exclusivamente ao homem.

No entanto, o seu objeto de estudo continua rodeado de uma certa bruma, no sentido em que o homem ainda não possui uma definição suficientemente satisfatória de inteligência e para se compreenderem os processos da inteligência artificial e da representação do conhecimento terão de se dominar os conceitos de inteligência humana e conhecimento.

Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os conhecimentos sobre Inteligência Artificial (I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores, não é?’

A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e

Relacionados