Avicultura- Galinhas poedeiras

Páginas: 11 (2532 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013

Galinhas Poedeiras
Criação de aves de postura
Dentre as diversas linhagens de galinhas poedeiras, as que mais se destacam são as Lohman (Brown e LSL), Isa (Brown e Babcock), Hy-line e Hissex. Independente da linhagem, o criador deve escolher o tipo da ave a ser criada – poedeiras leves para ovos brancos e semipesadas para ovos vermelhos. Uma boa linhagem, dentre outras características,deve ter baixa taxa de mortalidade e postura acima de 240 ovos por ano.
A criação das aves é divida em três fases:
Fase inicial ou de cria: até seis semanas de idade.
Fase de recria: de sete a 17 semanas de idade
Fase de produção: de 18 a 76 semanas de idade. Essa fase pode se estender de 90 até 120 semanas se for utilizada uma ou duas mudas forçadas
Existem três formas de criar as galinhaspoedeiras. Diretamente sobre o piso nas três fases, em gaiola também nas três fases e combinando piso na fase inicial e gaiola nas outras duas fases. Porém, o ideal é que a recria e a fase de produção sejam realizadas em gaiolas. Os benefícios desse sistema são muitos e vão desde a facilidade da coleta dos ovos e redução dos números de ovos sujos até ao melhor alojamento de aves por m2 euniformização da produção. Devido a isso, vamos dar mais ênfase a esse sistema.
A definição do comprimento e da largura do galpão que irá alojar as aves varia de acordo com o número e disposição das gaiolas em seu interior. Eles podem ser totalmente abertos, somente cercados por uma cerca viva ao sul para impedir que o vento incida diretamente sobre a criação, o que facilita a retirada de esterco. Osbeirais do telhado devem ser longos para fora do galpão, evitando a entrada de chuva.
O galpão precisa ser construído em um nível acima do solo e o piso sob as gaiolas precisam ser de terra para que haja maior absorção da umidade dos estercos. Sob as gaiolas laterais, o piso deve ter inclinação voltada para fora, evitando o acúmulo de água da chuva.
Não se esqueça que os galpões para as aves e oslocais de armazenamento dos alimentos e ovos não podem ser acessíveis a outras aves, animais silvestres ou domésticos e insetos.
O local de armazenamento de ovos não deve produzir mau cheiro ou qualquer tipo de risco para o produto. De preferência, no centro do terreno. Esses entrepostos devem conter:
Local para a recepção de ovos.
Local para classificação, ovoscopia e embalagem.
Local dearmazenagem e expedição.
Local para depósito de embalagem.
Local apropriado e bem aparelhado para lavagem de recipientes, bandejas e esterilização.
Câmaras frigoríficas, quando necessário.
Se for o caso, local para industrialização.
Vestiários e sanitários.
As instalações onde forem processados os ovos ou derivados precisam ser projetadas, construídas e mantidas de forma a assegurarcondições adequadas de higiene e tecnologia
Fase de produção – manejo
Quando a galinha atinge por completo o seu desenvolvimento ela chega a fase de produção, portanto ela precisa de cuidados especiais. Mantenha um ambiente tranqüilo e evite movimentação no local em que elas forem alojadas.
Até a 30º semana, as aves precisam ser pesadas semanalmente para controle de desenvolvimento corporal.A pesagem é fundamental para se manter a uniformidade do lote e, consequentemente, obter maior produtividade.
Outro cuidado fundamental é controlar o volume de moscas do local, principalmente na época de produção. Quanto ao esterco, ele só deve ser retirado do galpão junto com todo o lote ou quando se realiza a muda forçada. A demora na retirada do esterco o deixa mais seco e lhe dá maisqualidade.


Alimentação
A alimentação das poedeiras comerciais é um dos fatores mais importantes na criação, pois representa 70% do custo de produção e é também o principal responsável pelo desenvolvimento e produção das aves – incidindo diretamente na rentabilidade da criação. Sendo assim, é preciso que se tenha acesso às rações de excelente qualidade.
Uma poedeira, após atender suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Galinhas Poedeiras
  • Galinhas Poedeiras
  • Galinhas poedeiras
  • Galinhas poedeiras
  • galinhas poedeiras
  • Formulação de Ração para Galinhas Poedeiras Leves
  • DESEMPENHO E QUALIDADE DOS OVOS DE GALINHAS POEDEIRAS
  • Os Barrac Es De Galinhas Poedeiras Possuem 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!