avestruz

Páginas: 7 (1610 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A criação de avestruz, no Brasil, teve início a cerca de 8 anos. Maior ave existente é oriunda de regiões áridas e semi-áridas do continente africano e, sua criação em cativeiro, teve início em 1.863 na África do Sul.
A avestruz atinge altura de 2,15 a 2,45 m de altura, peso de 112 a 160 kg, e pode viver cerca de 70 anos.
Atinge a maturidade sexual: machos aos 30 meses e, fêmea aos 20 meses.Alimentam-se de gramíneas e, em cativeiro, também é fornecida ração de forma paletizada. 
A fêmea produz cerca de 30 a 50 ovos/ano, podendo chegar a 100 ovos. No Brasil, a reprodução ocorre entre agosto e fevereiro.
A maior dificuldade na criação é fazer a eclusão dos ovos e recria dos filhotes até as primeiras 4 semanas, a taxa de mortalidade chega a 20%.
Postos os ovos, estes são identificadose enviados para o incubatório, pesam cerca de 1,3 kg (cerca de 25 vezes o ovo da galinha). No incubatório há a necessidade de muitos cuidados para efetivar a eclusão. Primeiramente, é efetivada a desinfecção da casca do ovo por vapor por cerca de20 minutos; posteriormente, ficam em câmera fria por 5 a 8 dias em repouso antes de entrarem na incubadoura. Nesta a temperatura deve ser mantida em 35°C e umidade entre 13 e 35%; em 42 dias ocorre a eclosão dos ovos e, os filhotes, são encaminhados ao berçario onde permanecem por 2 dias em temperatura ambiente de 27/30°C; posteriormente, vão para a creche e dormitório em temperatura de 28/30°C. Há o costume de colocar bonecos no meio para simular companhia e, com 2 a 7 meses de idade, passam para o piquete de piação. Deve-se evitar barulho paranão assustá-lo pois entram em pânico com muita facilidade e podem morrer. O percentual de mortalidade é de 30% até o abate.
Principais produtos: 
- Couro: produz cerca de 1,5 m2 , vendido a cerca de US$ 250,00;
- Penas e plumas:- brancas: US$ 80,00 a 90,00 por kg;
- Carne: cerca de 35 kg, possui boa qualidade nutricional: rica em ômega 3, baixo colesterol, proteica, lipídios e menos calóricado que a carne bovina e de frango

 A Origem Da Avestruz


A avestruz é uma das espécies animais existentes das mais antigas. Cascas de ovos de avestruz foram descobertas em grutas da China, habitadas pelo homem a mais de vinte e cinco mil anos. É a maior ave terrestre.
É oriniária do Egito, mas desenvoveu-se pela África onde foi descoberta pelos eurpoeus e sul americanos paracriação.Pertence a família das “ratitas” (aves que não apresentam a capacidade de voar). Seu nome científico “struthio camelus” que provém de duas importantes características da avestruz: correr em zigue-sague para escapar de predadores(struthio) e ser altamente resistente a falta de água (camelus). O início do interesse comercial desta ave ocorre há muito tempo (épocas faraônicas e romanas), visandoexclusivamente a utilização de suas plumas de características puramente ornamentais e as cascas dos ovos para transporte de água quando em longas travessias no deserto. 
São aves de grande porte, na idade adulta pode chegar a dois metros e oitenta centímetros de altura, podem chegar a alcançar 180 kg de peso.
Podemos destacar três principais raças:
1) Blue neck (pescoço azul): habita no nordeste africano,é a subespécie mais corpulenta, apresentando pele em tom cinzento azulado;
2) Red neck (pescoço vermelho): habita o Quênia e parte da Tanzânia, é uma ave corpulenta e apresenta a pele de um tom vermelho;e
3) African black: é um híbrido, resultado do cruzamento entre subespécie da África do Sul e as subespécies do nordeste da África, sendo a mais baixa de todo as subespécies. Possui,comocaracterística principal, a qualidade de suas penas superior as outras espécies.

3.2 Primeiros Criadores De Avestruz Com Finalidade Comercial


No século passado, devido a elevada demanda de plumas, ocorreu o incentivo para a instalação de criações domésticas, como consequência provocou a redução das populações naturais. Esses animais criados de forma extensiva, não eram abatidos e sim utilizados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avestruz
  • Avestruz
  • avestruz
  • Avestruz
  • Avestruz
  • Avestruz
  • Avestruz
  • Criaçao de avestruz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!