AVE acidente vasculae encefalico

1689 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

O AVC também conhecido como Derrame Cerebral é o comprometimento do cérebro provocado pela isquemia (interrupção do fornecimento de sangue) em determinada área cerebral ou pela anulação de vasos sanguíneos, provocando hemorragia. É uma das causas mais comuns de morte e invalidez permanente, tendo uma participação efetiva no número de internação em UTI, acometendo, às vezes, pessoas em seu momento mais produtivo da vida, o que muda completamente a rotina do paciente e família.
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma síndrome neurológica complexa envolvendo anormalidade usualmente súbita do funcionamento cerebral decorrente de uma interrupção da circulação cerebral.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o AVE é a segunda principal causa de morte no mundo, ocorrendo predominantemente em adultos de meia idade e idosos. Em 2005, a doença foi responsável por 5,7 milhões de mortes em todo mundo, equivalendo a 9,9% de todas as mortes. A maioria dessas mortes ocorreu em habitantes de países de baixa e média renda e 2/3 ocorreram em pessoas acima de 70 anos de idade. No Brasil, atualmente, constitui a principal causa de morte, sendo responsável por mais de 90mil óbitos/ano, considerada a maior taxa da América Latina. Além da elevada mortalidade, é uma doença altamente incapacitante, sendo responsável por seqüelas motoras, de fala e de deglutição. O encéfalo é vascularizado pelos sistemas carotídeo interno e vertebro-basilar. Após penetrar no encéfalo pelo canal carotídeo do osso temporal, a artéria carótida interna atravessa o seio cavernoso e emite dois ramos terminais (artéria cerebral anterior e artéria cerebral média) e quatro ramos colaterais (artéria oftálmica, hipofisária, coróidea anterior e comunicante posterior). As duas artérias cerebrais anteriores estão interligadas pela artéria comunicante anterior no polígono de Willys, um sistema arterial anostomótico na base do encéfalo formado pelos ramos da artéria carótida interna

Relacionados