AVC HEMORRAGICO

5344 palavras 22 páginas
3-O PROBLEMA Para fins de estudos Acadêmicos a Cefaleia Intensa evoluiu para o AVC Hemorrágico. 3.1 – Conceito O acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) se caracteriza pelo sangramento em uma parte do encéfalo, em consequência do rompimento de um vaso sanguíneo. Pode ocorrer para dentro do encéfalo ou tronco cerebral (acidente vascular cerebral hemorrágico intraparenquimatoso) ou para dentro das meninges (hemorragia subaracnóidea).(DANGELO,2005).

3.2– Anatomia do Sistema Neurológico O sistema nervoso está dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central compreende o encéfalo (material nervoso encontrado dentro do crânio) e a medula. O sistema nervoso periférico compreende os nervos raquianos, os nervos cranianos e o sistema nervoso autônomo.(figura 01) Sistema nervoso da vida de relação: é aquele que funciona segundo nossa vontade e que corresponde às divisões anatômicas centrais e periféricas. Sistema nervoso de vida vegetativa: é aquele que funciona independentemente de nossa vontade e que corresponde à divisão anatômica do sistema nervoso autônomo.( DANGELO,2005).
FIGURA 01 - Encéfalo e Medula Espinhal

FONTE: NETTER,2000.

Sistema Nervoso Central É constituído por órgãos que estão dentro da caixa craniana e no interior do canal vertebral: o encéfalo e medula espinhal. Todos os órgãos do sistema nervoso central estão revestidos por três membranas chamadas meninges: A mais interna - pia-máter, a intermediária – aracnoide e amais externa - dura-máter. Entre a aracnoide e a pia-máter encontramos um líquido que protege os órgãos do SNC (sistema nervoso central), que é o líquor ou líquido cefalorraquidiano. ( DANGELO,2005)
Encéfalo
O encéfalo é todo o material nervoso situado dentro do crânio. É formado por cérebro, diencéfalo, cerebelo, mesencéfalo, ponte e bulbo. Chamamos tronco cerebral o conjunto formado de mesencéfalo, ponte e bulbo.
Cérebro
O cérebro ou telencéfalo é o

Relacionados