avavavavav uigukbk

1972 palavras 8 páginas
INVESTIGADOR DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS
Informática
Emannuelle Gouveia

Capitulo V
INTRODUÇÃO AO SOFTWARE
Softwares
O software é a parte lógica do sistema de processamento de dados, é tudo que é intangível. Tudo que não pode ser tocado. São as regras do processamento de dados.
Quanto à função os softwares se classificam em:
1)

Softwares Básicos

A) Sistemas Operacionais – são os softwares que funcionam como intérpretes entre o computador e o usuário. Os Sistemas Operacionais (S.O.) são formados por um conjunto de programas que tem por finalidade o gerenciamento do uso dos recursos disponíveis, bem como, o funcionamento adequado, a independência e a proteção de todos os processos que estão em execução.

No início os S.O. eram extremamente simples. Eram utilizados apenas por um usuário de cada vez e quase não havia técnicas para a proteção dos processos, até porque, na maioria dos casos, só havia um processo por vez. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, os hardwares passaram a ser cada vez mais sofisticados e mais velozes, e os Sistemas Operacionais tiveram que se adaptar a essa nova situação, tornandose, cada vez, mais velozes e abrangentes. Hoje, os módulos do S.O. se encarregam de diversas tarefas como o gerenciamento, alocação e comunicação dos mais variados recursos, dentre os quais: gerenciar os recursos de hardware (teclado, vídeo, etc.); alocação da CPU (“Scheduling”) e gerenciamento do tempo de utilização de cada processo; alocação de memória; permitir e gerenciar a comunicação entre os processos; controlar as entradas e as saídas (I/0 – Input/Output); gerenciamento do sistema de arquivos; gerenciamento da comunicação via rede; gerenciamento do sistema de segurança (nível de prioridade e acesso permitido a cada usuário, geração de relatórios de segurança baseado em registros feitos das operações); manutenção da interface com o usuário; geração de um ambiente adequado ao desenvolvimento de programas.

Relacionados