AVAU12 260315 Delta

345 palavras 2 páginas
Assédio Moral
O que é Assedio moral no trabalho?
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. (Fonte: BARRETO, M. Uma jornada de humilhações. São Paulo: Fapesp; PUC, 2000)
Uma prática não tão comum, mas somente ampla divulgada atualmente, geralmente é algo que atinge ambos os sexos, mas sendo o feminino muito mais atingido, por se acreditar em uma fragilidade e que não ocorrerá uma denuncia por parte daquele que sofrem o assédio.
Vou focar essa minha analise no assedio moral no ambiente de trabalho, enfocando alguns pontos de vista, baseados em observações que fiz em um determinado ambiente de trabalho.
Como disse anteriormente o assedio moral é muito mais comum do que se imagina, e segundo minhas observações de um ambiente determinado de trabalho, onde foi se estudado um grupo pude observar que isso acontecia por três motivos: o primeiro deles seria a falta de preparo desses profissionais que estariam em uma posição de comando, a necessidade de mão de obra leva as empresas a colocar em certos cargos, profissionais que não tem o perfil para serem lideres e por não terem tais perfis e preparação os mesmos se excedem em suas atitudes.
Segundo, é a grande necessidade desses profissionais em se afirmarem dentro da empresa, colocando seus colaboradores em situações de grande humilhação, acreditando que só dessa forma eles conseguirão manter seus cargos. Muitos desse tipo de profissional têm até certo preparo e conhecimento, mas talvez o que lhe falte seja um perfil de liderança.
O terceiro motivo seria o fato desse funcionário também ser um subordinado de um superior que o trata da mesma maneira, sempre o humilhando, acaba que ele transfere essas humilhações para os seus subordinados também.
O assédio moral é um sofrimento solitário, que faz mal à saúde do corpo e da alma. ( Cartilha Assedio Moral e Sexual do Mistério do Trabalho).

Relacionados