Avanços e retrocessos do sus

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
Três avanços do SUS, e possíveis fatores que tenham concorrido para isso:

Universalidade
Antes da criação do SUS (Sistema Único de Saúde) em 1988, a saúde não era considerada um direito social. O modelo de saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pelaprevidência social (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum. Assim, com a criação do SUS, com a implantação do princípio da universalidade, foi o fim da separação que havia no acesso aos serviços de saúde da população. Todos passaram a ter o direito de ser atendido sem cobrança do atendimento, com igualdade, sem preconceitos ou privilégios, independente se a pessoapague ou não previdência social.

Integralidade da atenção
A atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos. Em outras palavras, as necessidades de saúde das pessoas (ou de grupos) devem ser levadas em consideração mesmo que não sejam iguais às da maioria, devendo o sistema de saúde realizar todas as ações necessárias para apromoção, proteção e recuperação da saúde de todo individuo.
O princípio da integralidade surgiu no contexto da reforma, como uma proposta para a integração das ações promovidas pela saúde pública e pela medicina previdenciária, com o argumento de que tantos as ações individuais quanto às coletivas eram necessárias para a garantia da saúde da população.

Descentralização
Surgiu com a reformasanitária brasileira com o propósito de promover uma maior democratização do processo decisório na saúde, que até então era centralizado pelo governo federal. Prevê a transferência do poder decisório do governo federal para os vários níveis do governo com redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde, definindo atribuições comuns e competências específicas à União, aosestados, ao Distrito Federal e aos municípios.

Com a descentralização a população poderia interferir de forma mais efetiva no processo de formulação das políticas das ações em saúde pública, alcançando maior velocidade nas respostas às demandas, pois se pretendia que os pacientes sejam tratados no local mesmo em que vivem, ou seja, nos seus municípios. A idéia, portanto, era evitar que as pessoasfaçam grandes deslocamentos para realizarem os tratamentos de saúde.

Retrocessos, sugerindo ações que possam revertê-lo.

Financiamento
O desafio do financiamento da Saúde no Brasil pode ser analisado em vários aspectos. O mais comum é o da insuficiência dos recursos financeiros para se construir um sistema público universal. Todavia, também, se gasta mal. É importante ter consciência, que sedeverá melhorar a qualidade do gasto no SUS. Portanto, o desafio do financiamento na Saúde tem de ser enfrentado em duas fontes, a da quantidade e a da qualidade do gasto. Haverá que se aumentar o gasto em Saúde, mas, ao mesmo tempo, melhorar sua qualidade.

É preciso tomar algumas medidas para garantir um financiamento estável e regular para a saúde, estabelecendo percentuais mínimos de aplicaçãode recursos orçamentário para cada ente público. Para isso é fundamental a Regulamentação urgente da Emenda Constitucional 29 que define o investimento em saúde por parte dos Estados, Municípios e União.

Realizar a revisão e reformulação da política de financiamento do SUS, contemplando a correção dos valores dos incentivos financeiros estabelecidos pelas diversas políticas e programas.Fiscalizar com maior rigor os investimentos em saúde por parte das três esferas de gestão do SUS.


Controle Social do SUS

A participação social representada pelos conselhos de saúde, ainda demonstra que sua capacidade de controle é relativa, que a participação efetiva dos conselheiros é limitada pela linguagem técnica da burocracia. A participação dos conselhos na gestão do SUS sofre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sus três avanços e três retrocessos
  • Avanços e retrocessos da política de saúde no brasil: uma breve analise dos 20 anos do sus
  • Avanços do sus
  • Avanços do sus
  • Anecefalia avanço ou retrocesso
  • Intenção de Ruptura: avanços e retrocessos
  • Bolsa Família: Avanço ou retrocesso
  • Avanços e retrocessos da reprodução assistida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!