Avanços tecnologicos em si melhoram a comunicação entre as pessoas

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Universidade do oeste de santa Catarina
Unoesc Chapecó
Projeto arte de ler e escrever na universidade
Curso: logística
Componente curricular: fundamentos de logistica Alcione F Ostrowski
Professor(a):Elisete Stenger

Resenha crítica: exclusão e minorias
DUTRA, Renasce Brasil:Reformas Culturais, Sociais e Econômicas Inspiradas na Ética Bíblica, 2. Ed. Vitória, 2005. Extraídos capítulos 3 e 5.
Valvim M. Dutra é casado, três filhos, Professor de Ensino Médio e nos últimos anos tem dedicado parte do seu tempo estudando e escrevendo sobre assuntos sociológicos e teológicos. Quando jovem planejava ser cientista para ajudar o Brasil a desenvolver-se na área tecnológica.Parece, entre- tanto, que o "destino" tinha planos diferentes e não permitiu esse desenrolar. De modo que, em 1988, quando se mudou para os Estados Unidos com intuitos até então científicos, o autor deu conta de que Deus é real e que exerce rigorosa justiça sobre os povos da Terra. (Tal justiça não é facilmente perceptível porque é exercida de uma dimensão não visível aos olhos humanos e à tecnologiaatual.) A partir desta "descoberta" retornou ao Brasil e redirecionou sua capacidade de pesquisa para a área humana e social. Desta mudança de objetivos nasceu o livro Acorda Brasil (posterior- mente alterado para Renasce Brasil por razões relacionadas a marcas e patentes). A ideia central é ajudar a sociedade brasileira a distinguir causas e consequências, de modo a visualizar as verdadeirassoluções e tornar-se apta a alcançar a paz e a prosperidade que há tanto tempo deseja.
O autor relata a complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata. Embora esse assunto ainda seja pouco comentado, os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléficoà sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído de preconceitos que resultam em injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências e na empatia. Já o segmento benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e são baseados em estatísticas reais, nos ensinamentos de Deus ou no instinto humano de autoproteção. Em geral, os preconceitos benéficos são contradoenças contagiosas, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas, drogados, bêbados, más companhias, etc. Na verdade, é muito difícil definir o limite correto entre preconceito maléfico e preconceito benéfico. Por isso, a liberdade de interpretação pessoal deveria ser sempre respeitada.
Para designar "qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseadas na raça, cor,descendência, nacionalidade ou origem étnica com o propósito ou efeito de anular ou impedir o reconhecimento, o gozo ou o exercício, em pé de igualdade, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais nos campos políticos, econômicos, sociais e culturais ou qualquer outro da vida pública". Etnia é explicitamente entendida sob esta definição pelo termo "raça". Muitos tratados sobre os direitoshumanos se referem a "raça" e não utilizam a terminologia "etnia”. As minorias étnicas e raciais têm direitos iguais e a lei deve ser igualmente aplicada aos vários grupos civis, políticos, sociais e culturais. A maioria dos tratados de direitos humanos (mesmo aqueles que não tratam especificamente da questão racial ou étnica) contém provisões específicas contra a discriminação e exigem dos Estadosque apliquem os princípios da lei dos direitos humanos equanimente todas as pessoais independentemente de sua raça, religião, origem social, etc.
Infelizmente, uma parte da mídia vem usando uma máscara de amor ao próximo para condenar as discriminações de caráter preventivo e apregoar a indiscriminação total e generalizada. Essas pessoas, de ideais utópicos e estranhos, têm atribuído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • avanços tecnológicos
  • Avanços Tecnológicos
  • Avanços tecnológicos
  • Avanços tecnologicos
  • Avanços Tecnologicos
  • Avanços tecnologicos
  • Avanços tecnologicos
  • avanço tecnologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!