AVANÇOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS ENSEJADOS PELA ESCOLA LATINO-AMERICANA

Páginas: 55 (13656 palavras) Publicado: 15 de julho de 2014
O ESTUDO CIENTÍFICO DA COMUNICAÇÃO:
AVANÇOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS ENSEJADOS PELA ESCOLA LATINO-AMERICANA


Osvaldo TRIGUEIRO
(Professor da Universidade Federal da Paraíba / Brasil)

Principais links

Introdução

Tendências dos estudos de comunicação na América Latina

A teoria da Folkcomunicação

Adeus Aristóteles: rumo a novos métodos de pesquisa da Comunicação

Asestratégias metodológicas das mediações

Que pesquisa queremos e a que fazemos

Algumas considerações finais

Outras referências bibliográficas

Notas

INTRODUÇÃO

A sociedade moderna está cercada de todos os lados pelos vários sistemas de comunicação. Estudar a comunicação social é uma necessidade atual de todos os povos em qualquer parte do mundo. Conhecer e dominar os sistemas de informação eda comunicação é indispensável no mundo globalizado. Estamos iniciando os últimos passos para a saída do século XX e os primeiros para a entrada do século XXI. Neste período de transição o ser humano vive momentos de incertezas da comunicação e de (in)comunicação, das crises políticas, culturais, econômicas e religiosas. As distâncias na sociedade contemporânea estão cada vez mais próximas, querseja pelos modernos meios de transporte ou pelas telecomunicações via satélite, Internet, etc. Com as novas tecnologias, a velocidade da informação e o processo comunicacional tornam-se cada vez mais complexos e conseqüentemente de mais difícil compreensão.

No início do século XX o impacto sociocultural e econômico se deu com a revolução industrial. O século XXI está chegando sob o impacto darevolução dos meios de comunicação e das novas tecnologias da informação. É inegável a importância dos meios de comunicação social e sua influência na complexa sociedade globalizada. Desta forma, estudar os mídias passou a ser uma prioridade no campo das interações sociais. É necessário investigar, compreender e formular teorias de comunicação que possam atender os interesses da sociedade no mundoglobalizado. Em busca desse objetivo resolvemos fazer algumas reflexões sobre os paradigmas existentes e tentar abrir algumas brechas que possam contribuir na formatação de novos ingredientes colaboradores do processo de interpretação e explicação da realidade atual. É neste mundo globalizado que o homem vive atualmente e dele retira as informações que irão contribuir para ampliação dos seusconhecimentos e das suas experiências.

Nos anos 80 as novas tecnologias de informação possibilitaram redefinições e reconfigurações dos mídias, principalmente da mídia eletrônica. O ciclo de retroalimentação dos usuários com as máquinas, com os mídias é interativo, é de compartilhamento e no mercado são ofertadas várias maneiras de produção e consumo de produtos culturais. Assim são modificados osmodos de reprodução, de nascimento, crescimento, envelhecimento e óbito da raça humana. Da mesma forma são modificados os modos de educação, saúde, segurança, trabalho, lazer e consumo da sociedade no final do século XX. É neste contexto que se deve investigar a comunicação social, é fazer revelações cotidianas da recepção, dos valores de troca e uso dos bens culturais circulantes no mundoglobalizado.

Antes de mais nada é preciso dizer que a comunicação é uma necessidade inerente de qualquer ser humano. O homem das cavernas, deixou sua história contada. No momento que dois ou mais seres humanos se encontram necessariamente a comunicação passa a ser vital para a convivência e reprodução deste grupo social. Agora, quanto mais organizada for uma sociedade humana mais complexos serão osseus sistemas de comunicação e mais complexa será a sua compreensão.

Os estudos específicos em comunicação não são recentes. No século III aC Aristóteles já estudava a comunicação interpessoal dirigida para determinada audiência. Os estudos sobre a retórica, desenvolvidos pelos sofistas, enfatizavam a transmissão da informação como processo de persuasão, composta por três elementos básicos:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A PROCURA DE UMA “ESCOLA HISTÓRICA LATINO-AMERICANA” Resumo
  • Ditaduras latino-americanas
  • Ditaduras Latino-Americanas
  • Arte latino americana
  • (Des) construção da identidade latino-americana:
  • Atualidade latino americana
  • A formação das nações latino-americanas
  • Imigração Latino Americana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!