Avanços do sus

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Parte 1



AVANÇOS DO SUS

1. Participação Social.
O SUS é resultado do movimento pela Reforma Sanitária que cresceu no âmbito da luta pela redemocratização. A participação popular é uma garantia constitucional que poderá participar do processo de formulações das políticas e do controle das ações do governo. Tem-se os Conselhos Gestores e as Conferências de saúde onde pode-se proporformulações da política de saúde.
A participação popular é um dos marcos históricos da Reforma Sanitária pela abertura democrática e por um projeto de sociedade mais justo e participativo, tornando-se uma das diretrizes na organização do SUS em todas as esferas de gestão.

2. Descentralização
A descentralização também veio junto da Reforma Sanitária no movimento de propor uma maior democratizaçãono processo decisório na saúde. Anteriormente as decisões eram centralizadas no poder federal do governo, o que dificultava as resoluções de problemas regionais. Assim também pode-se responsabilizar outras esferas do governo (estados e municípios) quanto às realizações e execuções das ações e serviços de saúde.
A descentralização também auxiliou o controle das ações públicas pelas populaçõeslocais, as quais puderam interferir nas formulações das políticas regionais.


3. Integralidade
A integralidade nasce como proposta que as ações individuais e coletivas são importantes na garantia da saúde da população. O preventivo e o curativo devem estar presentes no sistema conforme as necessidades do indivíduo comprometendo o Estado com a garantia de todo e qualquer tipo de atenção à saúde,indo desde as campanhas de vacinação até transplante de órgãos.






DESAFIOS DO SUS


1. Universalização
O SUS foi construído com base no princípio da universalização, expresso na Saúde como direito de todos os brasileiros, a ser provida como dever de Estado. A instituição de um sistema público universal foi a grande luta da reforma sanitária brasileira, incorporada na ConstituiçãoFederal de 1988. Entretanto, não tem sido possível construir a universalização da Saúde, instituída constitucionalmente. Essa realidade coloca o dilema do sistema público de saúde brasileiro que se expressa entre a universalização e a segmentação. Os sistemas públicos universais caracterizam-se por ofertar a todos os cidadãos, independentemente de diferenças de gênero, idade, renda ou risco, comfinanciamento público, uma carteira de serviços bastante ampla. Assim, esses sistemas públicos, em geral, combinam universalização irrestrita, mediante o atendimento indiferenciado a todos os cidadãos, com uma integralidade generosa, mas qualificada, porque restringida a uma relação de serviços considerados sanitária ou socialmente necessários a materialização do SUS como sistema público universalimplicará definir que opção valorativa a sociedade brasileira irá tomar para o seu desenvolvimento econômico e social nos anos futuros. Essa opção talvez não tenha sido feita, ainda, em caráter definitivo. A outra questão fundamental é: qual SUS a sociedade brasileira deseja e quanto está disposta a pagar por ele? Isso remete a outro desafio do SUS, o do seu financiamento.


2. Financiamento
Odesafio do financiamento da Saúde no Brasil pode ser analisado em vários aspectos. O mais comum é o da insuficiência dos recursos financeiros para se construir um sistema público universal. É verdade que se gasta pouco em Saúde no país, especialmente no que concerne ao gasto público. Todavia, também, gasta-se mal. É importante criar uma consciência interna no SUS de que se deverá melhorar aqualidade do gasto. Portanto, o desafio do financiamento na Saúde tem de ser enfrentado em duas vertentes, a da quantidade e a da qualidade do gasto. Tem que se aumentar o gasto em Saúde, mas, ao mesmo tempo, melhorar sua qualidade. Os serviços de saúde são caros e os gastos em Saúde são altos e crescentes.
Os gastos em Saúde crescem constantemente em razão da existência de forças expansivas e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUS Avancos E Desafios
  • 03 Avanços do sus
  • Desafios e avanços do sus
  • Avanços e desafios de planejamento no sus
  • SUS histórias e avanços
  • Avanços e Desafios
  • Avanços e desafios do sus
  • Avanços e retrocessos do sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!