Avalistivas Adm

1318 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

NOME DO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

NOME DO TRABALHO

AVALIATIVAS

SEMESTRE: 2°

SÃO PAULO
2011

Atividade Avaliativa Questionário

Questões Dissertativas

Questão 10 (0,25) (Tema 1)

A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época. Resposta: A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra, em meados do século XVIII. Expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo, de acordo com alguns autores, se registra, até nossos dias: a era da agricultura foi superada,a máquina foi superando o trabalho humano e uma nova relação entre trabalho e capital sobrepôs,estabeleceram novas relações entre nações, a cultura em massa, etc.
O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente, sendo possível devido a uma combinação de fatores: como o motor a vapor, a acumulação de capital e uma série de invenções tecnológicas

Questão 8. (0,25) (Tema 2)

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.
O trabalho do dirigente consiste em tomar

Relacionados