Avalidade da Generalização

3053 palavras 13 páginas
A validade da generalização
The validity of generalization
Hermano Roberto Thiry-Cherques

1

Resumo
Neste artigo, discuto a validade da generalização dos resultados de pesquisas no campo das ciências humanas e sociais.
Discuto as características da extrapolação, da extensão e da analogia, além dos aspectos essenciais dos métodos indutivos, bem como as restrições do refutacionismo, do operacionalismo e do probabilismo. Concluo com um comentário sobre os limites e o alcance das generalizações.
Palavras-chave: generalização; método; pesquisa; indução.
Abstract
In this article, I discuss the validity of generalization on research results in the field of Social and Human Sciences.
Furthermore, the analysis pursues shed light on the characteristics of extrapolation, extension and analogy, as well as the fundamental aspects of inductive methods and the restrictions of refutability, operationalism and probabilism.
Finally, I draw the significant conclusions on the limit and reach of generalization.
Keywords: generalization; method; research; induction.

Introdução
No vocabulário filosófico latino, o genus é o conjunto de elementos que têm uma origem comum. (CÍCERO,
1888, p.1, 22, 32). Primeiro, o gênero designou a raça; depois, qualquer totalidade, opondo-se à pars, a idéia de parte (SÊNECA, 1995, 8, 58). A generalização consiste em atribuir a uma totalidade o que foi observado em um número limitado de indivíduos ou de casos singulares. Dá lugar ao genérico, isto é, a classes de objetos, a conceitos ou proposições que se referem ao caso médio, ao caso típico ou ao normal do gênero.
A generalização é a operação intelectual que reúne em uma classe, em um conceito ou em uma proposição um conjunto de objetos singulares com características comuns. Refere-se a um número finito ou indefinido de indivíduos, nisso diferindo da universalização. Aplica-se aos indivíduos de uma classe, de um conceito ou de uma proposição dada. Por exemplo, o conceito de “computador” é geral.

Relacionados

  • Historia do direito
    20957 palavras | 84 páginas
  • Ciencia do direito
    31556 palavras | 127 páginas