Avaliaçãod esempenho

2563 palavras 11 páginas
Etapa 2 – Gestão de Pessoas

Avaliação de desempenho.

Avaliação do desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário, o desempenho do funcionário é grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho.
Avaliação do desempenho é processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para alcance dos objetivos do sistema administrativo.
É a identificação mensuração e administração do desempenho humano nas organizações identificação se apóia na analise de cargos e procura determinar quais as áreas de trabalho que se deve examinar quando se mede o desempenho.
A mensuração é elemento central do sistema de avaliação e procura determinar como o desempenho pode ser comparado com certos padrões objetivos.
A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a derem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Por que avaliar? Toda pessoa precisa receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como esta fazendo seu trabalho. Sem essa retroação as pessoas caminham ás cegas. Também a organização precisa saber como as pessoas desempenham as suas atividades para ter uma idéia de suas potencialidades. Assim, pessoas e organização precisam conhecer algo a respeito de seu desempenho.
Quem deve avaliar?
Avaliação do desempenho é um processo de redução da incerteza e, ao mesmo tempo de busca de consonância. A avaliação reduz a incerteza do funcionário ao proporcionar retroação a respeito do seu desempenho. Ela busca a consonância na medida em que proporciona a troca de idéias e concordância de conceito entre o funcionário e seu gerente.
Na maior parte das organizações, cabe ao gerente a responsabilidade de linha pelo desempenho dos seus subordinados e pela sua constante avaliação e comunicação dos resultados. Nessas organizações quem avalia o desempenho do pessoal é próprio gerente ou

Relacionados