Avaliação Psicolgica

282 palavras 2 páginas
Avaliação psicológica no contexto prisional

O objetivo do presente trabalho é apresentar os testes psicológicos mais conhecidos e utilizadosna população carcerária brasileira, a situação da avaliação psicológica brasileira prisional e às críticas dos especialistas na área, apresentar também através do mesmo, todo o processo da avaliaçãopsicológico no preso, a importância da escala Hare conhecida como PCL-R na avaliação psicológica do condenado e as conclusões do grupo a partir das informações coletadas durante a pesquisa do assunto.A avaliação psicológica no preso é extremamente necessária porque ela visa aferir os seguintes aspectos: o risco que o presidiário representa para os outros reclusos e a sociedade, o grau deprobabilidade de reincidência criminal, o estado mental e a personalidade e a partir disso diagnosticar os transtornos de personalidade, avaliar o preso do ponto de vista neuropsicológico, podendo atravésdesse tipo de avaliação relacionar uma disfunção cerebral com um comportamento violento. Outra importância da avaliação psicológica nos presídios é que a partir dela pode-se determinar se o indivíduo éimputável, ou seja, o indivíduo pode entender o que está fazendo e o que cometeu e conseqüentemente poder ser julgado.

Como o psicólogo foi introduzido neste contexto? O que precisamente ele faz emtermos de avaliação psicológica?

Ele foi introduzido através da lei de Execução Penal, a LEP, nº 7210 de 1984. A partir de tal lei, o psicólogo teve contato direto com os presos.

Principalatribuição:

(Emitir parecer psicológico no exame criminológico.

Esse exame criminológico é uma pesquisa dos antecedentes pessoais, sociais, psicológicos, etc.

Esse parecer psicológico é enviadoàs Comissões Técnicas de Classificação (CTC) que são comissões responsáveis para individualizar a pena do condenado como, por exemplo, a concessão de um benefício, a passagem do regime fechado para

Relacionados

  • gdchgctfsah
    2611 palavras | 11 páginas
  • Avaliação psicológica em psicooncologia
    1850 palavras | 8 páginas
  • Eros e Civilização - Herbert Marcuse
    81225 palavras | 325 páginas