AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM HEMÓDIALISE EM UMA CLINICA NEFROLÓGICA DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI- MG

2133 palavras 9 páginas
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM HEMÓDIALISE EM UMA CLINICA NEFROLÓGICA DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI- MG

RESUMO

ABSTRAT

INTRODUÇÃO

A doença renal crônica (DRC) é definida pela perda irreversível e progressiva das funções glomerular, tubular e endócrina dos rins, caracterizada por uma filtração glomerular menor que 60 mL/min/1,73 m2, durante um período de três meses ou mais 1. Atualmente, DRC é considerada um problema mundial de saúde pública, mesmo sendo baixas as prevalências populacionais descritas para países da União Européia, e apenas para os Estados Unidos registram-se prevalências de até 10,8% 2, 3, 4. No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de doença renal crônica, segundo informação da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (SONESP) e a Fundação Pró-Renal 5.
Diversas são as etiologias relacionadas à DRC, com destaque às doenças renais primárias (glomerulonefrites, pielonefrites e doenças obstrutivas), doenças sistêmicas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças auto-imunes, gota complicada, amiloidose e mieloma múltiplo), doenças hereditárias (rins policísticos, síndrome de Alport e cistinose) e malformações congênitas (agenesia renal, hipoplasia renal bilateral e válvula de uretra posterior) 6. Perdas da função renal até 50% não expressam manifestações clínicas consistentes, contudo reduções mais pronunciadas causam sintomatologia e, eventualmente, complicações tardias que atingem praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Com a evolução da doença, solutos tóxico são retidos na circulação agravando o quadro clínico destes pacientes 7.
A desnutrição protéico-calórica (DPC) é definida como uma condição patológica que envolve a deficiência simultânea de proteínas e calorias, em proporções variadas, conduzindo à redução da massa corporal muscular e adiposa8. Certos fatores associados tornam o paciente portador de DRC extremamente vulnerável à DPC; dentre eles, a ingestão alimentar

Relacionados