Avaliação Modular Dissertativa 1 30mar15 à 10abr15

1078 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO Faculdade de Teologia
Curso: Teologia / EAD
Polo: Sorocaba
Avaliação Modular Dissertativa (1)
Data: 30mar15 à 10abr15
Módulo: História do Cristianismo Moderno e contemporâneo
Alexandre Emílio Sucigan - RA 248050

A frase “JE SUIS CHARLIE” tornou-se símbolo na França, em reação ao ato de barbárie cometido na sede do Jornal Charlie Hebdo, em Paris, por violentas execuções cometidas por grupo denominado Estado Islâmico. Ela expressa um clamor pelo direito de liberdade de expressão e ojeriza à intolerância, em especial, a religiosa.
Dedique uma (1) página por inteiro para descrever as implicações religiosas, políticas, social e missiológicas da intolerância religiosa que, de certa forma se expressa igualmente nos meios evangélicos.
(1,0 ponto)

Tema: TOLERÂNCIA

A intolerância verificada no ato de violência cometido na sede do Jornal Charlie Hebdo na França, que originou a frase símbolo “JE SUIS CHARLIE” que significa “Somos todos Charlie” percorreu o mundo através das redes sociais, demonstra a indignação de uma sociedade que diante da recusa de certos grupos, como Estado Islâmico, em aceitar as diferenças religiosas, políticas ou sociais e se vê a mercê de um terrorismo sem precedente.
Na proposta de descrever as implicações religiosas, políticas, social e missiológicas da intolerância religiosa, fica claro que reconhecer o outro, tolerar as diferenças, articular as participações, essas e outras ações, com certeza ficam comprometidas, trazendo assim um grande prejuízo para a sociedade de um modo geral.
A política que podemos aqui definir como a arte de articular as diferenças, bem como as ações sociais em beneficio do próximo, acabam cerceadas.
Seguindo ainda na mesma linha de implicações da tolerância para o campo religioso, a missão integral da igreja já está comprometida, pois, podemos afirmar que a evangelização e ações que possam levar uma justiça política, social e econômica para uma determinada

Relacionados