Avaliação microbiológica de queijos tipo manteiga fabricados artesanalmente no município de pombal-pb

962 palavras 4 páginas
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJOS TIPO MANTEIGA FABRICADOS ARTESANALMENTE NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

Wiaslan Figueiredo Martins1; Roberto Robson de Almeida Bezerra1; Maria do Socorro Rodrigues Araújo1; Karla Danielle Pereira1; Maria Climene Bezerra de Medeiros2; Alfredina dos Santos Araújo3

1Engenharia de Alimentos/ Unidade Acadêmica de Tecnologia em Alimentos/CCTA/UFCG. 2.Engenharia Ambiental/ Unidade Acadêmica de Ciências de Tecnologia Ambiental/CCTA/UFCG. 3Unidade Acadêmica de Tecnologia em Alimentos/CCTA/UFCG. e-mail: alfredina@ccta.ufcg.edu.br.

1. INTRODUÇÃO Na região nordeste do Brasil, um dos queijos mais consumidos e com grande aceitação é o queijo de manteiga, também conhecido como requeijão do sertão, requeijão do nordeste e requeijão do norte. O queijo de manteiga tem sido uma das opções mais utilizadas para aproveitamento de leite nas fazendas situadas longe dos centros consumidores e laticínios. É um produto que apresenta fabricação simples e valor nutritivo indiscutível. Porém, seu processamento, na maioria dos casos, ainda é artesanal apresentando deficiências tecnológicas durante as fases de fabricação, no armazenamento e na distribuição FEITOSA (2003), sendo que no nordeste predomina queijos fabricados com leite cru AQUINO (1983) sem os devidos cuidados de higiene em pequenas propriedades rurais que não adotam as Boas Práticas de Fabricação, não apresentando segurança microbiológica e padronização FEITOSA (2003); NASSU (2001). O presente trabalho tem como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias dos queijos tipo manteiga produzidos artesanalmente em queijarias do município de Pombal – PB, por meio da Contagem Padrão em Placas de Bactérias Aeróbias Mesófilas, Bolores e Leveduras e Staphyloccocus coagulase positiva e determinação do Número Mais Provável de Coliformes a 35°C e a 45°C.

2. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi realizada no município de Pombal/PB, no qual foram coletadas cinco amostras

Relacionados