avaliação intuticional

1634 palavras 7 páginas
FACULDADE POLIS DAS ARTES
Curso Superior em Administração e Pedagogia
Rua Tancredo Neves, 90 – Jardim Pres. Kennedy – Embu das Artes/SP
Telefax: (11) 4782-4835 / 4244-2237

Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da Matemática.
Professor: João Batista de Freitas

Aula do dia: 07/08/2013

Objetivos:

Sondar as expectativas dos estudantes em relação à disciplina e o compromisso deles com a mesma.
Compreender a origem dos números e a história da matemática enquanto recurso didático.

História da Matemática:

A matemática foi inventada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função de necessidades sociais.
Pois durante todo o período paleolítico, que durou cerca de três milhões de anos, o homem viveu da caça, da pesca e da coleta, competindo com outros animais, só que aprendemos a utilizar paus, pedras e o fogo. Mais tarde o homem desenvolveu armadilhas, redes, cestos, arcos e flechas, roupas e canoas, para desenvolver eles foram criando conceitos como: mais-menos, maior-menor, e algumas formas e figuras, e já necessitavam de contagem, surgindo então os desenhos geométricos e pictografia.
No período Neolítico, o homem estabeleceu domínio sobre a natureza e os animais surgem o início da agricultura e da pecuária, passando o tempo vai descobrindo novos conhecimentos sobre: terras, fertilizações, sementes, técnicas de plantio, datação de plantio, seleção. São elaborados calendários agrícolas, armazenamento de grãos, formas para contar o rebanho. Este período durou perto de seis mil anos.
Nova grande revolução é a passagem para o período histórico. As tribos estabelecem em campos (lugar fixo), as choupanas sãs transformadas em casas, as aldeias em cidades, supondo projetos e medidas. Surgem diferentes classes sociais, o estado, a escrita, todas as mudanças são causadas pelo aumento da produção.
A divisão da sociedade em classe e a propriedade privada levam à criação de medidas para regular posses e à cobrança de impostos. Daí o desenvolvimento

Relacionados

  • Aula 6 AVA DPP
    1741 palavras | 7 páginas