Avaliação Fisico-qumico farinha de trigo

413 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

AVALIAÇÃO FÍSICO – QUÍMICA DE FARINHA DE TRIGO

Trabalho referente à Aula prática 4, apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências da disciplina de Matérias primas agropecuárias sob a coordenação do professor Sérgio.

Discente:

RIO PARANAÍBA – MG
ABRIL – 2013

Avaliação física- química de farinha de trigo

1. Introdução Segundo Brasil (2013) farinha de trigo é o produto elaborado com grãos de trigo (Triticum aestivum L.) ou outras espécies de trigo do gênero Triticum, ou combinações por meio de trituração ou moagem e outras tecnologias ou processos. E os teores permitidos pela legislação é apresentado na Tabela 1 a seguir.

2. Objetivos Interpretar os resultados obtidos baseando na legislação vigente para farinha de trigo.

3. Materiais e métodos
3.1 Materiais
Éter de petróleo
Fenolftaleína 0,02% em solução de tolueno- álcool (1:1)
Solução de KOH 0,0178 N

3.2 Métodos
a. Determinação de umidade Pesar uma placa de petri vazia, anotar o peso, tarar a balança e então pesar aproximadamente 2 g de cada amostra de farinha de trigo. Colocar as amostras em estufa a 105 ° e deixar durante 3 horas. Após esse período retirar as placas, esfriar em dessecador e então pesar as amostras. Repetir procedimento. Calcular a porcentagem (%) de umidade nas amostras.

b. Determinação de cinzas
Pesar 5 g de cada amostra de farinha em capsula, previamente aquecida em mufla a 550° C, resfriada em dessecador até a temperatura ambiente e pesada.
Incinerar na mufla a 550 ° C durante 4 horas até as cinzas ficarem brancas ou ligeiramente acinzentadas. Resfriar em dessecador e pesar as amostras.
Calcular a porcentagem de cinzas nas amostras.

c. Determinação de acidez da gordura
Pesar com precisão 10 g da amostra previamente seca a aproximadamente 100 ° C.
Extrair o Soxhlet com éter de petróleo por cerca de 16 horas.
Completar a evaporação do solvente em

Relacionados