AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CAMINHANDO PELA CONTRAMÃO

940 palavras 4 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
MATEMÁTICA

EDUARDO DOS SANTOS

FICHAMENTO:
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CAMINHANDO PELA CONTRAMÃO

Fichamento apresentado no curso de Matemática da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Avaliação e Curriculum 2º período, sob a orientação da professora Solange Passos.

Paripiranga-BA
Outubro de 2014
FREITAS, Luiz Carlos... [et al], Avaliação Educacional: Caminhando pela Contramão, Petrópolis, Rj: Vozes, 2009, - (Coleção Fronteiras Educacionais).

RESUMO:
Avaliação educacional: caminhando pela contramão, é uma obra construída por quatros autores que discutem ideias sobre a visão da avaliação para o aluno. Luiz Carlos de Freitas, Maria Regina, Maria Marcia e Helena Costa são os autores responsáveis pela construção do livro relacionando ideias de avaliação e sociedade em desenvolvimento. Luiz Carlos de Freitas é professor titular da faculdade de educação da Unicamp, mestre em educação, doutor em ciências (psicologia) e pós-doutorado em educação. Tendo em considerações que seus colaboradores também possuem formações de altos níveis educacionais, sendo assim, a avaliação a figura-se como os mecanismos que conduzem a manutenção ou à eliminação de determinados alunos do interior da escola. O domínio passa a ser o foco da escola para que os processos de avaliação de sistema centrem-se na aferição de conhecimento que esta fora do escopo deste trabalho e da competência. As escolas tem-se limitado a prover, de forma desigual, a apropriação da instrução. Os processos, envolvendo: testes padronizados, provas feitas pelo próprio professor, e um conjunto de atividades avaliativas incluindo questões orais e outras tarefas especificam. A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas. A avaliação institucional da escola é um processo que envolve todos seus atores, a

Relacionados

  • efeito do uso de anti depressivos a longo prazo
    44135 palavras | 177 páginas