Avaliação do tratamento de Microfisioterapia em 300 pacientes sofredores de lombalgia

4064 palavras 17 páginas
AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DE MICROFISIOTERAPIA EM 300
PACIENTES SOFREDORES DE LOMBALGIA
Daniel GROSJEAN and Didier POQUIN
September 1999 ­ April 2000
INTRODUÇÃO
No consenso sobre fisioterapeutas tratando dor na lombar, B. DESNUS concluiu sua palestra com uma frase, “Até agora nós não temos visto nenhum estudo que nos faça capaz de se acertar a eficácia do tratamento de fisioterapia no caso de dor lombar baixa...”
O jurado fez a mesma observação: “O júri ficou impressionado com quão raro é a autenticidade do diagnóstico, e como o que é feito na fisioterapia é avaliado no caso da dor lombar. Os profissionais e os membros do júri foram unânimes em considerar a pesquisa clinica no desenvolvimento da fisioterapia como não suficiente em nosso país. ( França)”.
A microfisioterapia é uma das técnicas manuais usadas na fisioterapia. É assim que a definimos: “O corpo humano, como qualquer sistema vivo, é concebido para se adaptar, se defender e se corrigir no caso de um trauma, emocional, tóxico, viral, microbiótico ou ataques ambientais. Quando esse ataque é mais forte do que as possibilidades de defesa do sistema, a vitalidade do tecido corporal é alterada. Isso é um processo de “memorização” dos ataques. A mudança na vitalidade tecidual pode ter como alvo vários locais ou manifestações distantes. A MICROFISIOTERAPIA procura por impressões deixadas por esses ataques nos tecidos diferentes do sistema, graças a essa técnica específica de micropalpação. Sua ação é realizar o mecanismo de auto correção, para evitar a degradação dos tecidos e restabelecer suas funções.”
Muitos outros experimentos e avaliações tem sido realizados com a microfisioterapia nos casos de colopatia funcional, neurodistrofia, esofagite, acidentes em esporte, e trabalhadores deficientes, mas nada tem sido ainda sobre a dor lombar. O alvo dessa avaliação é medir a eficácia da microfisioterapia

Relacionados