AVALIAÇÃO DO RIMA DA CENTRAL GERADORA EÓLICA FRONTEIRA SUL

1411 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ENGJ94 – AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
PROFESSORES: SEVERINO AGRA E MARCIA MARINHO

AVALIAÇÃO DO RIMA DA CENTRAL GERADORA EÓLICA
FRONTEIRA SUL

GILZA MACIEL
JULIANA CABRAL
TAYANA MENDES

Salvador – BA
Janeiro, 2014 sumário 1. INTRODUÇÃO 1
2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO 1
3. PRINCIPAIS ASPECTOS DO EIA/RIMA 1
4. METODOLOGIA 2
5. CRITÉRIOS E ANÁLISES 2
6. CONCLUSÃO 3
7. parecer técnico 4
8. REFERÊNCIAS 4
1. INTRODUÇÃO
O RIMA é um relatório que aborda os principais pontos do estudo e conclusões apresentadas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) como parte do processo de licenciamento ambiental. Deve ser apresentado de forma simplória, de fácil compreensão e ilustrado por fotografias, desenhos, quadros, mapas e gráficos.
O presente trabalho consistiu em analisar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Central Geradora Eólica Fronteira Sul, cujo tipo de empreendimento é um parque eólico. Os Critérios da Análise foram executados na comparação do RIMA do empreendimento com um check-list elaborado pela equipe através de conceitos e requisitos baseados na Resolução CONAMA 001/86 e DECRETO DE LEI Nº 10.431.
O conteúdo deste documento consta de leitura e análise do RIMA, avaliação dos critérios e um parecer do documento analisado.
2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
A Central Geradora Eólica (CGE) Fronteira Sul é empreendimento de parque eólico que será instalado no município de Santana do Livramento – RS. A instalação está prevista para acontecer em três módulos. No módulo I, estão previstas a instalação de 11 aerogeradores, no módulo II, estão previstas a instalação de 5 aerogeradores e no módulo III, a instalação de 11 aerogeradores. No total, a CGE será constituida de 27 aerogeradores, cada um com potência nominal de 2,7 MW, totalizando em uma carga instalada de 72,9 MW.
3. PRINCIPAIS ASPECTOS DO EIA/RIMA
Para a

Relacionados

  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas