Avaliação do potencial de coagulação do selante de fibrina com nanopartículas de prata

551 palavras 3 páginas
Avaliação do potencial de coagulação do selante de fibrina com nanopartículas de prata
Elaine Aparecida Moio da Cunha
Introdução: O selante de fibrina é provavelmente, um dos derivados mais complexos de plasma humano derivado de proteínas de coagulação do plasma, tanto em termos de composição quanto de aplicações clínicas. Este produto imita o último passo da cascata de coagulação através da ativação de fibrinogênio pela trombina, levando a formação de um coágulo de fibrina semi-rígida que usado para o tratamento de úlceras crônicas diminui a infecção e o edema, controla a hemorragia, altera o limiar da dor, protege as terminações nervosas e promove a formação de tecido de granulação, favorecendo a cicatrização. Durantes séculos, compostos de prata tem sido extensivamente utilizadas tanto para fins de higiene e de cura, devido aos seus fortes efeitos bactericidas, várias preparações contendo prata já tem sido utilizado para o tratamento de feridas crônicas. As nanopartículas de Ag desempenham um papel crucial na inibição do crescimento microbiano devido à sua elevada reatividade e à grande superfície em relação ao volume. Vários mecanismos têm sido indicados para a atividade antimicrobiana de nanopartículas de prata. A adesão de nanopartículas à superfície faz com que a deformação da membrana leve a um aumento da permeabilidade da membrana, curativos antimicrobianos a base de nanopartículas de prata reduz a carga biológica das feridas, diminui o risco de infecção e cria um ambiente que suporta o processo de cicatrização normal.
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de coagulação do selante de fibrina com nanopartículas de prata.
Material e métodos: O Selante de Fibrina foi gentilmente cedido pelo CEVAP-UNESP. Foi adicionado uma solução de nanopartículas de prata (100%) ao selante de fibrina, o qual representou uma concentração final de 15%. O tempo de coagulação a 37ºC foi cronometrado.
Resultados e Discussão: O uso de

Relacionados