AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PRESSÃO SONORA EM TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE DE BANHO, SECAGEM E ESCOVAÇÃO DE CÃES “ESTUDO DE CASO EM SALÃO DE EMBELEZAMENTO CANINO NA CIDADE DE SÃO CARLOS/SP”

13570 palavras 55 páginas
EPUSP
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PECE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENGENHARIA
(MODELO EAD)

FRANCISCO ANISIO DA SILVA

Avaliação do Nível de pressão sonora em trabalhadores envolvidos na atividade de banho, secagem e escovação de cães
“Estudo de Caso em Salão de Embelezamento Canino na cidade de São Carlos/SP”.

SÃO CARLOS
2005

FRANCISCO ANISIO DA SILVA

Avaliação do Nível de Pressão Sonora em trabalhadores envolvidos na atividade de banho, secagem e escovação de cães – “Estudo de caso em Salão de Embelezamento Canino na cidade de São Carlos/SP”.

Monografia apresentada a EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo / PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia, para conclusão do Curso de Especialização em Higiene Ocupacional Modelo EAD – Turma 2003-2004

São Carlos/SP.
2005

DEDICATÓRIA

A meus familiares, com gratidão com que muita compreensão apoiou e apostou no sucesso deste trabalho, apesar de todas as dificuldades ocorridas ao longo da sua elaboração.

AGRADECIMENTOS

A JOTÍ – Banho e Tosa, que gentilmente concedeu valiosas informações operacionais, assim como liberdade para realização do trabalho de campo junto ao seu estabelecimento.

A FAS – Assessoria e Serviços em Segurança e Higiene Ocupacional, que forneceu os equipamentos de higiene ocupacional para o levantamento quantitativo de ruído presentes neste trabalho.

RESUMO

A poluição sonora é um dos graves problemas ambientais nos grandes centros urbanos. É uma ameaça constante ao homem. A nocividade do ruído está diretamente relacionada ao seu espectro de freqüência, intensidade da pressão sonora, à constância da exposição diária, bem como à suscetibilidade individual. Embora exista

Relacionados