Avaliação do ivcr e ior

1623 palavras 7 páginas
Avaliação do IVCR e IOR

Trabalho de Pesquisa 1
José Artur Santos Alves

Universidade Federal de Santa Catarina
CNM5223 – Economia Internacional
Prof. Fernando Seabra

Índice
Introdução
Revisão teórico-conceitual
Vantagens comparativas
Crítica ao princípio das vantagens comparativas (Modelo Ricardiano) e
Proteccionismo

Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR)

Índice de Orientação Regional

Avaliação empírica das vantagens comparativas da Itália e da Alemanha

Avaliação da orientação regional da exportação do produto
Conclusão
Bibliografia

Introdução
O trabalho realizado tem como objectivo mensurar a evolução das vantagens comparativas de t-shirts de homem e criança (6205) no mercado italiano e alemão (dois dos principais exportadores), entre 2008 e 2010. Para isso, utilizei o Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR) e o Índice de Orientação Regional (IOR) de forma semelhante ao realizado por Yeats (1997). No cálculo do IOR considerei os Estados Unidos da América (EUA) como região de destino, tanto para a Itália como para a Alemanha.

Revisão teórico-conceitual

Vantagens comparativas
Diz-se que um país tem vantagem comparativa na produção de um determinado bem se for relativamente mais eficiente na produção desse mesmo bem.
Segundo a Lei da Vantagem Comparativa, desenvolvida por David Ricardo e explicada na sua obra The Principles of Political Economy and Taxation (onde utiliza um exemplo prático envolvendo Portugal e Inglaterra), todos os países beneficiam do comércio internacional mesmo que sejam absolutamente menos eficientes na produção de todos os bens. Basta que para isso se especializem na produção dos bens em que são relativamente mais eficientes, os seja, aqueles em que apresentam vantagens comparativas, adquirindo aqueles em que são relativamente menos eficientes.
É esta razão pela qual o comércio internacional é benéfico para todos os países que nele participam qualquer que seja o estádio de

Relacionados

  • Brasil e Argentina: uma análise do comércio de produtos da linha branca
    8637 palavras | 35 páginas
  • Administração Internacional
    7116 palavras | 29 páginas