Avaliação do intinerário da coleta de resíduos na cidade de Ipaba.

9126 palavras 37 páginas
1 INTRODUÇÃO
O crescimento acelerado da população e o adensamento das cidades estão ligados à degradação do meio ambiente, devido, dentre outros, ao maior fluxo de veículos e à crescente produção de resíduos. Nesse sentido, os sistemas públicos de limpeza, encontram no planejamento da coleta de resíduos, um grande desafio em termos de logística. Cidades de pequeno porte, que correspondem à grande maioria das cidades brasileiras, se caracterizam por planejarem seus sistemas de limpeza pública de forma empírica, ou seja, os dados operacionais utilizados são resultantes da experiência das pessoas e, em geral, não passaram por avaliações e análises sistemáticas (BRASILEIRO e LACERDA, 2002).
Uma coleta mal planejada encarece o transporte, gera prejuízos e reclamações, prejudica o tratamento e a disposição final do lixo, que são ações do serviço público municipal e essenciais ao saneamento básico, pois impedem o desenvolvimento de vetores transmissores de doenças.
Entretanto, as administrações públicas não dispõem de recursos financeiros suficientes para a implementação de soluções. A coleta e o transporte de resíduos nas cidades correspondem a 50% dos recursos destinados à limpeza municipal (D’ ALMEIDA, 2000).
Para a realização do presente estudo, foram realizados os trajetos juntamente com o caminhão de coleta de resíduos, para reconhecimento do percurso atual. Foi fornecido pela Secretaria de Obras de Ipaba a relação das vias que devem ser atendidas na região em estudo.
De acordo com os dados obtidos e com base no material fornecido foi criado um novo simulado de itinerário de coleta dividido em cinco rotas e realizada a comparação e análise entre o caminho percorrido, considerando o comprimento das linhas que representam o percurso, para caracterizar os caminhos excedentes ou percursos improdutivos.
2 OBJETIVO DE PESQUISA
2.1 Objetivo Geral
Avaliar o roteiro convencional da coleta de resíduos sólidos urbanos no município de Ipaba, Minas Gerais.
2.2

Relacionados