Avaliação do desempenho e eficiência técnica na conversão de toros de combretum imberbe na inchope madeira

9454 palavras 38 páginas
DEDICATÓRIA

Aos meus pais, Gregório Jossefa e Maria da Assunção Jossefa, aos meus irmãos Bruno Evans de Vasconcelos Jossefa, Edmundo da Assunção Vasconcelos Jossefa e Ana Jackeline de Vasconcelos Jossefa.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus em primeiro lugar, pelo dom da vida, pela capacidade de aprendizagem e pela oportunidade que me foi concedida de realizar um dos meus grandes sonhos que é estudar. Ao meu supervisor Engº. Claúdio Gumane Juizo pelos ensinamentos, orientação, incentivo, auxílio nos momentos mais difíceis, pelos sábios conselhos e pelo apoio em todas as fases do trabalho. Aos meus familiares, que sempre me incentivaram na busca do conhecimento e acreditaram na minha capacidade, em especial ao José Vasconcelos, Celso Jossefa, Eduardo Jossefa, José Edmar de Vasconcelos, Anastácio Mauro Vasconcelos, Edmundo Jossefa e Lutário Mabjaia.

Ao professor Doutor Andrade Fernando Egas e ao Engº. Jorge Baptista Alguineiro, que mesmo distantes colaboraram na realização do trabalho, dando algumas sugestões que permitiram a realização do mesmo. Ao inesquecível Instituto Superior Politécnico de Manica, por proporcionar os melhores momentos da minha vida, em especial ao Engº. Ernesto Estevão Nombora (in memoriam), que Deus o tenha e ao Engº. Arnaldo Ernesto Uetela, pois, de uma forma ou de outra, aprendi algo com eles que servirá de experiência.

Aos trabalhadores da serração Inchope Madeira, em especial ao Sr. José Augusto Pinto e o Sr. Deni, por terem colaborado na recolha de dados e principalmente pela generosidade e hospitalidade. Aos meus amigos e colegas de turma, pelo companheirismo, respeito e contribuição durante o curso, em especial ao Maquias dos Santos Chiutano, drº. Benito Mechisso, Engº. Alcídio Vilanculos, Engº. José Luís Pires, Ancha Helena Jamal, Luís Baptista Paulo Janota, Maria Luísa Arrota,

Relacionados