Avaliação do comportamento de uma suspensao floculenta de rejeito de níquel durante o espessamento

4253 palavras 18 páginas
1 INTRODUÇÃO

Os rejeitos das atividades de mineração são resíduos provenientes do processo de beneficiamento e concentração de minérios que geralmente são descartados na condição de uma polpa fluida e têm sua disposição final numa grande área confinada por diques ou barragens.
Nos reservatórios das barragens, o rejeito fino, também conhecido como lama, passa basicamente por dois fenômenos físicos: a sedimentação e o adensamento pelo peso próprio. Esses processos liberam a água do processo, drenando-a para a superfície e esta água superficial geralmente não é totalmente aproveitada ou descartada, e parte da água que permanece na barragem proporciona a saturação do rejeito por um longo período de tempo (NORMAN & RAFORTH, 1998, apud LIMA, 2006).
Para diminuir a quantidade de água nas barragens faz-se uso de um grande número de operações de separação sólido-líquido a fim de promover o adensamento da polpa. Das diversas operações de separação sólido-líquido, o espessamento é a atividade que com menores custos unitários dentre as atividades de desaguamento (FRANÇA E
MASSARINI, 2010). Isto evidencia a importância de desenvolver e otimizar técnicas e parâmetros do processo a fim de melhorar a sua utilização e eficiência.
As operações de espessamento são realizadas em equipamentos convencionais denominados espessadores, que são tanques de sedimentação empregados no espessamento que fazem uso da diferença de massa específica entre a fase líquida e as partículas sólidas que estão suspensas na polpa. No âmbito da tecnologia mineral, o espessamento é utilizado para aumentar a concentração de sólidos de polpas até valores convenientes para diversas operações subsequentes, como também obter um rejeito em porcentagem de sólido adequada à disposição na barragem. Deste modo, a função dos espessadores é a de receber uma polpa diluída e gerar um produto (underflow) que exibe maior concentração de sólidos que a alimentação. Um segundo produto, (overflow),

Relacionados

  • Avaliação do comportamento de uma suspensao floculenta de rejeito de níquel durante o espessamento
    4253 palavras | 18 páginas