Avaliação deToxicidade e Risco

418 palavras 2 páginas
Aula 1 - Avaliação de toxicidade e Risco

*Toxicidade → capacidade de causar um dano ou até a morte,
(dependendo de como for o seu toxicante).

*Alta toxicidade o efeito toxico acontece com dose baixa dose.

*Dose é quantidade da substancia por quilograma por polium, ex: miligrama do principio ativo por quilograma corpóreo 5 miligramas por quilograma → essa é a dose.

*concentração → quantidade que o organismo é exposto
Ex: imagine que você vai trabalhar numa industria e essa industria te produtos voláteis por exemplo tem uma industria de tinta, tem solventes voláteis ai como você faz? nessa sala a concentração, ai muda fica assim 10 miligramas por 1 cubico de ar essa é concentração, essa é a dose que esta no seu organismo, a concentração não depende do organismo, o que depende do organismo é a dose.

*Relação dose e efeito → determinada dose no seu sangue para um determinado efeito, se você aumenta a dose aumenta o efeito, isso causa uma diferença de um individuo pelo o outro por conta do metabolismo cada individuo tem o seu metabolismo não é por que tem o mesmo peso que tem a mesma dose.

*Relação dose e resposta → é a proporção da população que manifesta determinado efeito, ex: você tem lá essa dose mata vinte % da população, na Gabriela pode causar determinado efeito, mas na população em geral mata. Na Gabriela dose efeito, na População dose resposta.

*Resposta → é taxa de incidência de um efeito e vai ser representado ai por uma curva Gal ciana teórica, curva de gaussiana → frequência incidência de alguma coisa, 50% vai votar num candidato x é a frequência de quem vota no x. Tempo de saída 50 minuto foi à frequência máxima, é isso que a curva de gaussiana faz, ela é calculada estatisticamente, como que faz a curvinha tem que montar o experimento, tem grupo de controle, um grupo com outra dose e ai é só ficar analisando, o controle morreu algum, o da outra dose morreu algum não morreu, a morreu quantas ate morrer 100 % ai vê a dose... ex: vc

Relacionados