AVALIAÇÃO DE UM CORPO HÍDRICO DEGRADADO

1321 palavras 6 páginas
091440000
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL
Mosailton Pereira de Sousa
POLUIÇÃO HÍDRICA
-666756667500
Brasília
2014
POLUIÇÃO HÍDRICA
Mosailton Pereira de Sousa
RESUMO
Este trabalho considera a partir de revisão bibliográfica sobre a poluição hídrica no Brasil, e suas implicações para o meio ambiente, e para a saúde. Abordará as leis e atribuições municipais em questão. Quais são os impactos ambientais e possíveis medidas de mitigação.
Palavras Chave: Poluição Física, poluição Hídrica, Poluição Química, Poluição Biológica.
INTRODUÇÃO
De forma genérica, a poluição das águas decorre da adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alteram as características físicas e químicas do corpo d’água de uma maneira tal, que prejudique a utilização das suas águas para usos benéficos. Torna-se importante ressaltar a existência dos seguintes tipos de fontes de poluição (Tucci, 1998): atmosféricas, Pontuais, difusas e mistas.
A poluição pontual, refere-se àquelas onde os poluentes são lançados em pontos específicos dos corpos d’água e de forma individualizada, as emissões ocorrem de forma controlada, podendo-se identificar um padrão médio de lançamento. Geralmente a quantidade e composição dos lançamentos não sofrem grandes variações ao longo do tempo (Mierzwa,2001). Exemplos típicos de fontes pontuais de poluição são as indústrias e estações de tratamento de esgotos.
A poluição difusa se dá quando os poluentes atingem os corpos d´água de modo aleatório, não havendo possibilidade de estabelecer qualquer padrão de lançamento, seja em termos de quantidade, frequência ou composição. Por esse motivo o seu controle é bastante difícil em comparação com a poluição pontual (Mierzwa,2001). Exemplos típicos de poluição difusa são os lançamentos das drenagens urbanas, escoamento de água de chuva sobre campos agrícolas e acidentes com produtos químicos ou combustíveis.
As fontes mistas são aquelas que

Relacionados

  • Criar empresa
    47983 palavras | 192 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas