AVALIAÇÃO DE MICRORGANISMOS FÚNGICOS COM POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO DE ATRAZINA E CLORPIRIFÓS EM SOLOS SOB DIFERENTES USOS

1571 palavras 7 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/PIBITI/PIVIC/CNPq/IFGOIANO)

[TÍTULO]

Candidata à Bolsa: Nathália Rodrigues Vilela
Orientador: Rafael Marques Pereira Leal
Co-Orientador: Edson Luiz Souchie

Rio Verde - GO
Setembro, 2013
1. Introdução:
Os pesticidas são insumos básicos muito utilizados em diversos tipos de cultura. Quando bem utilizados, podem ser benéficos evitando perdas significativas na produção agrícola. Entretanto, seu uso inadequado pode ser bastante prejudicial ao meio ambiente e ao homem.
A partir da década de 40, os pesticidas começaram a ser produzidos e utilizados em larga escala, de modo que atualmente existem mais de 600 produtos diferentes registrados. Anualmente, são utilizados no mundo aproximadamente 2,5 milhões de toneladas, sendo que no Brasil, o consumo tem sido superior a 300 mil toneladas de produto comercial e expresso em ingrediente-ativo, cerca de 130 mil toneladas (Spadotto et al, 2013).
O Brasil é atualmente o quinto maior consumidor mundial de pesticidas. O estado de Goiás é o sexto maior em território nacional, consumindo cerca de 6% da produção total. Um exemplo da ampla utilização de pesticidas de várias classes, é a região do Sudoeste Goiano, uma vez que a região é uma forte produtora agrícola, com principalmente soja, milho, tomate e algodão (Spadotto et al, 2013).
Geralmente estes produtos são aplicados sobre as plantas, no solo ou no tratamento de sementes, com a finalidade básica de controlar ou erradicar doenças (fungicidas), pragas (inseticidas) ou plantas daninhas (herbicidas) das culturas (Siqueira et al, 2006).
Os pesticidas podem ser causas de danos ao meio ambiente, tais como a toxicidade aguda e/ou crônica a organismos não-alvo. Colombini et at (1998) afirma que somente cerca de 1% dos pesticidas aplicados atingem o alvo específico, os outros 99,9% restantes são

Relacionados