Avaliação de citotoxicidade e genotoxicidade de dentifrícios dessensibilizantes sobre uma linhagem de fibroblastos pulpares humanos.

3580 palavras 15 páginas
Avaliação de citotoxicidade e genotoxicidade de dentifrícios dessensibilizantes sobre uma linhagem de fibroblastos pulpares humanos.

Fernanda Saraiva de Oliveira

Resumo
A proposta deste estudo foi avaliar in vitro, em nível molecular, os possíveisefeitos citotóxicos e genotóxicos de dentifrícios dessensibilizantes sobrefibroblastos pulpares humanos. Foram estabelecidos 4 grupos: Grupo I- pastacom ação sobre a sensibilidade dentinária (Colgate SensitivePro-alívio,Colgate-Palmolive); Grupo II- com ação sobre a sensibilidade dentinária (Sensodyne Rápido Alívio, Sensodyne); Grupo III- pasta com ação sobre asensibilidade dentinária (Oral B Pro Sensitive, Oral-B) e Grupo IV- controle,pasta sem ação sobre a sensibilidade dentinária (Colgate Total 12 Professional Clean, Colgate-Palmolive). As células foram expostas aosdentifrícios por 24 horas, e a sobrevivência celular foi mensurada pelo teste deMTT em espectrofotômetro (570nm).Agenotoxicidadefoideterminadapelaformação de micronúcleosnascélulasapós 24 h de exposiçãoaosdentifrícios e aoetilmetanosulfanato (controlepositivo).As diferenças entre a taxa de sobrevivência celular e o número de micronúcleos foram estatísticamente analisadas pelo teste de Kruskal-Wallis e teste de Dunn (5%), e teste de UMann–Whitney (α=0,05), respectivamente.Como resultado pode-se observar que no teste de MTT, a toxicidade dos dentifrícios pode ser classificada seguindo a ordem do material mais tóxico para o menos tóxico: Colgate > Colgate sensitive = Oral B sensitive>Sensodyne. Ainda verificou-se que o Sensodyne foi o dentifrício menos citotóxico, apresentando valores de proliferação acima de 50% nas diluições 1:4 a 1:32.Verificou-se que todos os dentifrícios causaram formação de micronúcleos semelhante ao grupo controle negativo (p>0.05).Concluiu-se que somente o dentifrício Sensodyne não apresenta uma citotoxicidade significante. No entanto, nenhum dentifrício foi genotóxico para os

Relacionados